Natal intensifica manutenção de lagoas de captação

Com o avanço do período chuvoso em Natal, a Prefeitura intensificou as ações de limpeza e manutenção nas lagoas de captação da cidade, estrutura essencial para evitar alagamentos nas áreas urbanas. Até terça-feira (3), segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), 11 das 82 lagoas existentes no município já passaram por serviços de manutenção desde o início de 2025, priorizando aquelas classificadas como críticas com base em relatórios técnicos da Defesa Civil e da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

“As lagoas são escolhidas de acordo com critérios de prioridade, baseados nos riscos de transbordamento e nos históricos de alagamento dos anos anteriores”, explica Shirley Cavalcanti, titular da Seinfra. Entre as áreas que já receberam o serviço estão: Jardim Primavera, Soledade, Planalto, São Conrado, Acaraú, Panatis, Lagoa do Orto, Cidade da Esperança e Dom Pedro. Neste momento, as atividades estão concentradas na Lagoa dos Potiguares. A de Cidade Nova será a próxima do cronograma.

O trabalho executado pela Seinfra consiste na remoção de resíduos sólidos e vegetação acumulada no fundo das lagoas, o que facilita a infiltração da água da chuva. A secretária destaca que, embora o serviço ajude a controlar o nível da água, ainda há sérios entraves, como as ligações clandestinas que despejam água servida diretamente nas lagoas. A soma do esgoto irregular com o descarte inadequado de lixo impacta diretamente o funcionamento do sistema de drenagem, inclusive danificando equipamentos.

Além das intervenções diretas, a Seinfra atua em parceria com a Semurb para fiscalizar as ligações clandestinas de esgoto. “A gente tem um sistema de monitoramento robotizado que identifica esses pontos, gera relatórios e encaminha para a fiscalização. Essa comunicação é contínua”, informa Shirley.

Do ponto de vista meteorológico, a cidade deve se manter em alerta. Para este ano, a previsão é de chuvas dentro da média, com possibilidade de episódios pontuais de maior intensidade. Durante esta semana, a quarta-feira (4) deverá ser de tempo parcialmente nublado com chuvas, previsão essa que se repetirá até a sexta-feira (6). Já no sábado (7) e no domingo (8) o tempo passa a ser parcialmente nublado a claro. Com esse volume pluviométrico, a manutenção constante das lagoas de captação torna-se essencial para evitar inundações.

Por Redação Tribuna do Norte