Dia dos Namorados: lojistas apostam em alta nas vendas

O comércio de Natal já vive o clima do Dia dos Namorados, comemorado no próximo dia 12 de junho. Mesmo coincidindo com os festejos juninos, o período tem suas características próprias e o apelo para casais se presentearem. A data, que tradicionalmente aquece setores como vestuário, perfumaria e acessórios, é vista pelos comerciantes como uma das mais importantes do ano, especialmente para os bairros do Alecrim e Cidade Alta, onde os lojistas mantêm a expectativa de aumento de até 20% nas vendas em relação ao ano passado. Para tanto, apostam em sorteios, vitrines e promoções para atrair os casais.

Daliane Costa, que comanda junto com o marido José Carlos uma loja de bolsas e acessórios no Alecrim, conta que tem investido em divulgação nas redes sociais e na decoração da vitrine para chamar a atenção dos clientes. “A gente vende bolsa, relógio, carteira, cinto. A procura aumenta bastante nesta data, porque são ótimas opções de presentes”, comenta.

Mas apenas o reforço no estoque não é suficiente para satisfazer a clientela. A loja também oferece possibilidade do cliente sair com algo a mais além da compra. “Estamos com uma expectativa muito boa agora para o Dia dos Namorados. Estamos promovendo um sorteio para atrair muitos clientes daqui até o dia 12 de junho”, afirma Daliane.

Na mesma região, Geovani Gomes, gerente de uma loja de vestuário e acessórios esportivos, explica que a prática crescente de atividades físicas tem impulsionado a venda de produtos esportivos como opção de presente. “O movimento aumenta muito. A gente espera um crescimento em torno de 15% a 20%. Temos criado diversas estratégias, desde uma imagem de loja mais atrativa até kits promocionais voltados para os namorados”, comenta.

Ele aponta que esse tipo de acessório tem se apresentado como uma boa escolha, tanto para homens, quanto para mulheres. “Ultimamente a gente tem tido uma saída muito grande de tênis para corrida, roupas femininas para atividade física e camisas de clubes. Futebol e corrida têm sido apostas certas para ambos os sexos, dada a paixão por esses esportes”, relata.

Segundo o presidente da Associação dos Empresários do Bairro (AEBA), Matheus Feitosa, os lojistas do Alecrim acertam quando buscam estratégias que chamam a atenção dos consumidores. “Os lojistas investem em novo estoque, atendimento presencial e digital. Estamos vendo também ações colaborativas, como parcerias entre lojas, sorteio de jantares e até viagens, como forma de atrair mais clientes”, afirma.

Para ele, a expectativa dos comerciantes deve mesmo se cumprir em relação ao aumento das vendas. “A expectativa é que as vendas sejam 6% maiores que no ano passado. É uma das melhores épocas de vendas, junto com o período junino”, pontua.

Na Cidade Alta, centro de Natal, o comércio também está otimista, especialmente porque tem observado o crescimento no movimento, que sofreu interferência das obras de revitalização da rua João Pessoa e adjacências nos últimos anos.

“No final de maio o movimento já melhorou. A expectativa é de um aumento de 15% nas vendas em relação ao ano passado. É uma época boa, principalmente para o setor de presentes, roupas e calçados, e também vem junto com o clima junino, que ajuda a deixar as lojas mais atrativas”, explica Rodrigo Vasconcelos, presidente da Associação Viva o Centro.

Seja com vitrines decoradas, promoções ou estratégias no digital, os lojistas estão apostando no Dia dos Namorados como uma oportunidade para alavancar as vendas e aquecer o comércio do centro. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal), José Lucena, destaca que itens como perfumes, roupas, chocolates, flores e cestas de café da manhã estão entre os mais procurados. Ele também chama atenção para o comportamento dos consumidores. “O Pix se consolida como a principal forma de pagamento neste ano. Isso exige que os comerciantes estejam atualizados com os meios de pagamento mais modernos e eficientes para facilitar a experiência de compra”, observa.

Por Redação Tribuna do Norte