Doença silenciosa: campanha alerta para risco de câncer de rim

Foto: Freepik

Em 18 de junho celebra-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Rim, e a Sociedade Brasileira de Urologia do Rio Grande do Norte (SBU-RN) realiza ao longo do mês uma campanha para alertar sobre a doença, fatores de risco, formas de prevenção e a importância do diagnóstico precoce para o aumento das chances de cura.

O câncer de rim corresponde a cerca de 3% dos tumores malignos urológicos. Entre 2021 e 2024, esse tipo de câncer levou a óbito 12.414 pessoas no Brasil, das quais 4.514 eram mulheres e 7.900 homens, segundo os dados do Painel de Monitoramento da Mortalidade do Ministério da Saúde. Entre os principais fatores de risco, está o tabagismo.

Apesar de não ser um dos tipos de câncer de maior incidência no Brasil, o médico urologista e vice-presidente da SBU-RN, Pedro Sales, alerta para o diagnóstico precoce, já que é uma doença silenciosa e não costuma apresentar sintomas no estágio inicial. Por isso, a importância da realização de exames de rotina e consultas com um urologista como uma das formas de prevenção e diagnóstico, já que se identificado precocemente, as chances de cura são de 90%. “A maioria dos casos de câncer de rim são diagnosticados de forma incidental, através de exames de imagem, mas entre os principais sinais de alerta, ou sintomas, está o sangue na urina, dor lombar ou uma massa palpável no abdome”.