Posted inEsporte

Wellton Máximo – Repórter da Agência BrasilPotiguar vai disputar Copa do Mundo de Esports na Arábia Saudita

Com mais de dois mil atletas reunidos em um único evento, a Esports World Cup (EWC), considerada a “Copa do Mundo” dos esportes eletrônicos, acontecerá a partir do dia 7 de julho, em Riade, na Arábia Saudita, reunindo diversos times dos cinco continentes. A competição, que se estende até agosto, terá em disputa modalidades como Free Fire, VALORANT, League of Legends e Counter-Strike 2. Entre os jogadores que participarão do torneio, está o potiguar Pablo Roberto Medeiros de França, de 18 anos, mais conhecido como “Peter”.

Desde 2024, o jovem atleta representa as cores da equipe de Free Fire da paiN Gaming, umas das principais organizações de esportes eletrônicos da América Latina. A classificação para a competição mundial aconteceu no último domingo (22), após o time terminar entre os quatro melhores classificados na Free Fire World Series Brasil (FFWS Brasil) 2025. Junto a paiN, também representarão o Brasil no torneio mundial: LOS Grandes, Fluxo e Alfa 34.

“A ficha ainda não caiu, mas quando chegar próximo de viajar, vai começar a subir (as expectativas). Batemos na trave na última vez e nós viemos com o pensamento de não deixar escapar dessa vez. O nosso objetivo era ser campeão da Liga Brasileira, só que aí a Arábia vinha ‘por instantâneo’. Não conseguimos ser campeões, mas conseguimos a vaga”, revela o atleta à TRIBUNA DO NORTE.

O potiguar chamou a atenção da paiN Gaming após se destacar em competições amadoras. Foto: César Galeão

Esta será a segunda vez que Pablo disputa uma competição a nível mundial no Free Fire. Em 2024, ele se classificou para a disputa do Free Fire World Series, que aconteceu no Rio de Janeiro, no Brasil. No torneio, a equipe terminou em 6º lugar na classificação geral.

“Vai ser uma realidade totalmente diferente. Um será na Arábia e o outro foi no Brasil. Mas querendo ou não, são as mesmas equipes que disputaram o Mundial do ano passado e que estão classificadas para a ‘Copa do Mundo’. Só que perdemos (no ano anterior) e esse ano já sabemos o que fazer para vir mais forte”, diz Peter.

Como tudo começou?

Tudo começou como um simples passatempo. Apesar de jogar apenas como uma brincadeira, sem levar tanto a sério, Pablo sempre acreditou que um dia se tornaria um jogador profissional. Ele começou a se destacar dentro do jogo e conquistou títulos em competições regionais na Paraíba, Pernambuco e Ceará. O desempenho chamou as atenções da paiN Gaming, que o contratou em 2024.

“Eu já sabia quando ia chegar (a oportunidade). Assim que chegou, eu não tive tanto choque de realidade, eu estava me destacando muito. Só que pra minha mãe foi muito difícil. Foi difícil ela me deixar sair, mesmo os estados sendo do lado, como Paraíba e Fortaleza. Ela teve que entender bastante sobre o jogo para poder me liberar. Porque, querendo ou não, eu fico praticamente fora (de Natal) todos os anos”, conta o jogador.

Com o passar do tempo, a resistência da família se transformou em um apoio incondicional aos sonhos de Pablo. “Hoje em dia a minha mãe é a minha fã número um. Tudo que eu faço, posto e compartilho, ela está sempre observando. Na final, meu pai falou que ela quase infarta vendo se a gente se classifica para a Arábia ou não. Saiu gritando na rua (de casa) e soltou fogos. Hoje, ela e a minha família inteira me apoiam muito sobre isso”, descreve.

Pablo terá pela frente, além da “Copa do Mundo”, que acontece no mês de julho, a disputa de mais uma edição do Campeonato Brasileiro, que além do título, terá em disputa a classificação para o próximo Mundial, que acontecerá em Jacarta, na Indonésia. “Ganhar o Mundial (é um sonho). Independente se é a Copa do Mundo ou é o Mundial oficial mesmo, é ganhar. Acho que pra todo jogador de esporte, você chegar em uma competição dessa e conseguir ganhar deve ter uma sensação incrível”, confessa.

“Tudo que você fez e todos os dias que você treinou, todas as horas gastou jogando e treinando. Aí você vai e conquista o Mundial, você percebe que tudo vale a pena, todos os esforços valem a pena e a sensação deve ser incrível”, acrescenta Peter.

A Esports World Cup (EWC) acontecerá a partir do dia 7 de julho. Os jogos de Free Fire estão previstos para acontecer na segunda semana da competição, entre os dias 16 e 20 de julho. Será a segunda edição da “Copa do Mundo” dos esportes eletrônicos, que acontece a cada ano em Riade, na Arábia Saudita. O torneio tem o atacante Cristiano Ronaldo, do Al-Nassr, da Arábia Saudita, e da Seleção Portuguesa, como embaixador global.

por Redação Tribuna do Norte