Ataque dos Estados Unidos ao Irã gera repercussão internacional: ‘Inimigo de longa data’

Segundo especialistas ouvidos pelo The New York Times, a decisão do presidente Trump de atacar o Irã marcou o início de um capítulo imprevisível de segurança e política no Oriente Médio — Foto: Reprodução

Ações miraram inclusive a instalação subterrânea de enriquecimento de urânio em Fordow, considerada o ‘coração’ do programa nuclear da República Islâmica.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado que as Forças Armadas dos Estados Unidos realizaram um “ataque muito bem-sucedido” a três instalações nucleares iranianas. De acordo com o republicano, as ações miraram inclusive a instalação subterrânea de enriquecimento de urânio em Fordow, considerada o “coração” do programa nuclear da República Islâmica. A entrada direta dos EUA no conflito gerou reação de autoridades em todo o mundo e foi destaque na imprensa internacional.

A ação marca a entrada oficial de Washington na guerra, iniciada por Israel em um amplo ataque na última quinta-feira à noite (sexta de madrugada no horário local). Segundo especialistas ouvidos pelo The New York Times, a decisão do presidente Trump de atacar o Irã marcou o início de um capítulo imprevisível de segurança e política no Oriente Médio.

“É uma nova fase, e potencialmente problemática”, disse Ray Takeyh, pesquisador sênior de estudos do Oriente Médio no Conselho de Relações Exteriores.

O jornal britânico The Guardian destaca que se trata de um esforço junto a Israel com o objetivo de “destruir o programa nuclear do país, em uma jogada arriscada para enfraquecer um inimigo de longa data em meio à ameaça de represálias de Teerã que poderia desencadear um conflito regional mais amplo”.

O alemão Bild explica que Trump fez questão de destacar que houve um “ataque bem-sucedido” e que “todas as aeronaves já estão fora do espaço aéreo iraniano” — Foto: Reprodução

por Redação cafecommessias