Grande Natal está com quatro trechos impróprios para banho, mostra boletim

Areia Preta é uma praia com trecho impróprio para banho | Foto: Magnus Nascimento

Neste fim de semana, quatro trechos de rios e praia estão contraindicados para banhistas na Grande Natal. Os locais foram divulgados no Boletim da Balneabilidade nº 27, emitido neste sábado (5) pelo Idema. Os pontos considerados impróprios estão distribuídos por Natal, Nísia Floresta e Parnamirim, que tem dois desses.

Em Natal, o trecho contraindicado segue sendo a praia de Areia Preta, na altura da Escadaria de Mãe Luíza. Já em Nísia Floresta, o ponto impróprio é a Foz do Rio Pirangi. Em Parnamirim, os locais contraindicados são Rio Pirangi (Ponte Nova) e Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium).

A coleta das amostras de água nos 33 trechos monitorados foi feita na última quinta-feira (3). Uma base de dados analisa a quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas. A classificação tem por base as normas determinadas na Resolução n.º 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA.

O estudo é uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN), e faz parte do Programa Água Azul.

As informações dos Boletins da Balneabilidade são divulgadas, semanalmente, no site institucional do Idema e no aplicativo nacional Praia Limpa.

Redação