Trump adia início de tarifas no Brasil e no mundo; mercados reagem

Alíquotas recíprocas reajustadas devem entrar em vigor no dia 7 de agosto; sobretaxa de 50% ao Brasil começa no dia 6

Após repetir reiteradamente que o dia 1º de agosto seria o prazo final e inadiável para aplicação do tarifaço, o governo dos Estados Unidos jogou para semana que vem a data em que entrarão em vigor tarifas recíprocas reajustadas por Donald Trump.

Em ordem executiva assinada nesta quinta-feira (31), o republicano impôs alíquotas que variam de 10% a 41% a dezenas de países. O decreto pontua que as taxas entram em vigor sete dias após sua publicação, no dia 7 de agosto, próxima quinta-feira.

O Brasil aparece na lista com uma alíquota recíproca de 10%. Na véspera, quarta-feira (30), o republicano confirmou, já considerando esta taxa base, que iria subir em 40 pontos percentuais a tarifa aplicada contra os importados brasileiros, totalizando 50%.

O decreto desta quinta trata de reajustar as tarifas anunciadas pelo republicano em 2 de abril, que ficou conhecido como Dia da Libertação.

Uma semana mais tarde, porém, Trump anunciou uma pausa de 90 dias ao tarifaço para que os EUA pudessem negociar com seus parceiros comerciais.

O período foi marcado por uma escalada de tensão com a China; o vai e vem de tarifas contra o México e Canadá; acordos vagarosos com o Japão e a União Europeia; e ameaças a países que adotassem posturas anti-americanas, segundo Trump.

A princípio, o tarifaço voltaria a vigorar em sua plena magnitude no começo de julho. Naquela época, o republicano começou a sinalizar o andamento de algumas tratativas, novamente adiando a entrada em vigor das alíquotas.

Como todo episódio de instabilidade provocado pela guerra comercial de Trump, este também abalou com o movimento dos mercados.

Na Ásia, por volta das 23h de Brasília, o índice acionário japonês Nikkei 225 recuava 0,43%. Na Coreia do Sul, o Kospi registrava baixa de 3%. Já o Hang Seng, de Hong Kong, caía 0,09%; enquanto o SSE Composite Index, de Shangai, tinha baixa de 0,08%.

Enquanto isso, no mercado futuro, antes da abertura das negociações, o Stoxx 600, da Europa, recuava 0,75%; e as bolsas norte-americanas tinham queda de 0,11% (Dow Jones) a 0,21% (Nasdaq).

por CNN, em São Paulo

Brasil enfrenta problemas com Ucrânia e Israel enquanto lida com EUA

No campo diplomático, movimentações apontam para um maior distanciamento entre o Brasil e os países comandados por Zelensky e Netanyahu
Em paralelo aos esforços para conter a crise com os Estados Unidos, após a polêmica tarifa de Donald Trump, o governo brasileiro enfrentou uma semana de problemas diplomáticos com Ucrânia e Israel.

No campo diplomático, recentes movimentações apontam para um maior distanciamento entre Brasil e os países comandados por Volodymyr Zelensky e Benjamin Netanyahu, devido a posicionamentos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre as guerras que envolvem Ucrânia e Israel.

Na segunda-feira (21/7), Volodymyr Zelensky definiu o nome de 16 novos embaixadores ucranianos, que vão ocupar postos no exterior. Conforme adiantado pelo Metrópoles, o governo da Ucrânia expandiu a presença diplomática na América Latina, com a abertura de embaixadas no Equador, na República Dominicana, no Panamá e no Uruguai.

Apesar disso, o governo ucraniano decidiu não indicar um embaixador para a embaixada do país em Brasília. A decisão foi tomada após o governo Zelensky criticar algumas falas e gestos do presidente Lula, vistos como favoráveis à Rússia.

por Metrópoles

Vídeo mostra momento exato que ultraleve cai no meio de rodovia e deixa dois mortos na Itália

Uma câmera de segurança de uma rodovia na Itália registrou o momento que um avião ultraleve caiu em meio a motoristas que trafegavam no trecho. O acidente ocorreu em Azzano Mella, na província de Brescia, na terça-feira (22). A aeronave explodiu com o impacto da queda, bloqueando a via com fogo.

VEJA VÍDEO:

Dois carros que passavam pelo local não conseguiram frear e acabaram atravessando as chamas. Segundo a imprensa italiana, os dois motoristas conseguiram escapar do acidente sem ferimentos graves.

O primeiro motorista, um homem de 56 anos, aparentemente ileso, foi levado para ser atendido em Brescia, enquanto o outro, de 49, foi avaliado, mas não hospitalizado.

Os dois passageiros do avião, um homem de 75 anos, de Milão, e companheira de 60, que haviam decolado de Piacenza, morreram.

O Ministério Público de Brescia solicitou uma investigação ao Departamento de Polícia de Milão para esclarecer as circunstâncias do acidente.

por nsc total

Papa lamenta ataque de Israel à única igreja católica de Gaza

Um bombardeio na Faixa de Gaza atingiu a Igreja da Sagrada Família, causando a morte de um homem e uma mulher e deixando vários feridos, entre eles o padre Gabriel Romanelli. A informação foi divulgada pelo Patriarcado Latino, que atribuiu o ataque, ao exército israelense. A paróquia local informou que muitos feridos estão em estado grave.

O padre Romanelli, argentino e conhecido por manter contato direto com o papa Francisco sobre a situação em Gaza, foi filmado com uma bandagem na perna esquerda após receber atendimento no hospital Al Ahli.

O teto da igreja foi danificado, a fachada de pedra ficou chamuscada e janelas foram destruídas. Em comunicado, o papa Francisco, por meio do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, manifestou profunda tristeza com o ocorrido, pediu um cessar-fogo imediato e expressou solidariedade à comunidade católica de Gaza. A mensagem não incluiu uma condenação explícita ao ataque.

O exército israelense reconheceu o incidente e afirmou estar investigando o caso. Segundo nota oficial, a instituição lamentou os danos a civis e locais religiosos, afirmando que procura evitar vítimas entre não combatentes.

por Redação VIA CERTA NATAL

Voltar