Seleção Brasileira: Ancelotti convoca 26 jogadores para amistosos na Ásia

Lista tem apenas dois atletas que atuam no Brasil; Brasil joga em Seul em 10 de outubro e em Tóquio no dia 14.

O técnico Carlo Ancelotti anunciou, nesta quarta-feira 1º, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a lista de 26 jogadores convocados para a Seleção Brasileira na Data Fifa de outubro.

O Brasil vai à Ásia para dois amistosos: contra a Coreia do Sul, em Seul, no dia 10, e diante do Japão, em Tóquio, no dia 14. Esta é a terceira convocação de Ancelotti desde que assumiu o comando, no fim de maio.

Após garantir a vaga na Copa do Mundo de 2026, o treinador afirmou que o objetivo é realizar testes para o Mundial, que começa em nove meses.

Devido à distância e ao fuso-horário, Ancelotti priorizou jogadores que atuam no futebol europeu. Apenas Hugo Souza, do Corinthians, e Fabrício Bruno, do Cruzeiro, foram chamados entre os atletas que jogam no Brasil.

O goleiro Alisson, do Liverpool, e o volante Andrey Santos, do Chelsea, não foram convocados porque se recuperam de lesões sofridas em seus clubes.

Lista de convocados

Goleiros

  • Bento (Al-Nassr)
  • Ederson (Fenerbahçe)
  • Hugo Souza (Corinthians)

Defensores

  • Caio Henrique (Monaco)
  • Carlos Augusto (Inter de Milão)
  • Douglas Santos (Zenit)
  • Éder Militão (Real Madrid)
  • Fabrício Bruno (Cruzeiro)
  • Gabriel Magalhães (Arsenal)
  • Lucas Beraldo (Paris Saint-Germain)
  • Vanderson (Monaco)
  • Wesley (Roma)

Meias

  • André (Wolverhampton)
  • Bruno Guimarães (Newcastle)
  • Casemiro (Manchester United)
  • João Gomes (Wolverhampton)
  • Joelinton (Newcastle)
  • Lucas Paquetá (West Ham)

Atacantes

  • Estêvão (Chelsea)
  • Gabriel Martinelli (Arsenal)
  • Igor Jesus (Nottingham Forest)
  • Luiz Henrique (Zenit)
  • Matheus Cunha (Manchester United)
  • Richarlison (Tottenham)
  • Rodrygo (Real Madrid)
  • Vinícius Júnior (Real Madrid)

por agora RN

Ex-assessor de Moraes, Eduardo Tagliaferro é preso na Itália

Eduardo Tagliaferro foi denunciado pela PGR por vazar mensagens do gabinete do ministro do STF

Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, foi conduzido nesta quarta-feira 1º pela polícia italiana até uma delegacia local, segundo informações da revista Veja.

Ainda não está definido se Tagliaferro permanecerá preso preventivamente ou se terá de cumprir medidas restritivas de liberdade de locomoção enquanto tramita o processo.

O ex-assessor foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) sob acusação de ter vazado mensagens internas trocadas entre servidores do gabinete de Moraes. Em 20 de agosto, o Ministério da Justiça encaminhou ao Itamaraty o pedido formal de extradição, feito pelo próprio ministro do STF no mês anterior.

Agora, a Justiça italiana será responsável por decidir se Eduardo Tagliaferro será extraditado para o Brasil. Até que haja uma decisão, ele poderá continuar sob custódia ou sujeito a medidas de restrição de deslocamento no território italiano.

por Agora RN

Vacinação de países vizinhos também impacta o Brasil, diz Opas

Solidariedade é fundamental em áreas como a imunização

Vacinação de países vizinhos também impacta o Brasil, diz OpasO representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil, Cristian Morales, alertou nesta quarta-feira 1 que a vacinação é uma das áreas da saúde pública que revela a solidariedade entre países como algo fundamental. Morales elogiou o lançamento da campanha de multivacinação pelo Ministério da Saúde e ressaltou seu impacto regional.

“O que acontece no Brasil, um país maior, com intercâmbio e trocas comerciais muito fortes, com turismo, tem uma influência nos outros países das Américas e do mundo”, disse, durante coletiva de imprensa na sede do Ministério da Saúde, em Brasília.

“Mas o Brasil também está exposto ao que acontece em países vizinhos. Por isso, temos que colocar, no centro de nossas ações, também o multilateralismo. Esse enfoque permite aos países lutarem juntos contra perigos como as doenças imunopreveníveis e forcarem na proteção além das fronteiras”, completou Morales.

Para o representante da Opas, a campanha de multivacinação brasileira traz benefícios não apenas para a população local, mas também para outros países da região. “Estamos numa época em que, infelizmente, tem se instalado uma visão, em algumas pessoas e em parcelas da sociedade, em que a hesitação vacinal prevalece”, lembrou.

“Isso é algo contra o qual temos que lutar todos – mídias, organismos internacionais, ministérios, sociedade civil. Todos temos que voltar a pensar a importância de colocar evidências científicas e dados comprobatórios no centro da tomada de decisões. A nível coletivo, como em políticas públicas, mas também em tomadas de decisões a nível individual e das famílias.”

“É muito importante que todos colaboremos para esclarecer, por meio de dados comprobatórios, com evidências, a importância das vacinas. Dentre as intervenções de saúde pública, talvez seja a mais custo-efetiva que podemos imaginar, em que protegemos com um esforço sempre muito importante, mas cujos ganhos que vamos ter em termos de vidas salvas são incríveis”, concluiu.

por Agora RN

CBF antecipa Brasileirão para janeiro, cria final única na Copa do Brasil e encurta estaduais

Competições como Copa do Brasil, Estaduais e Brasileirão terão novidades a partir do ano que vem

A CBF implementou mudanças importantes nos seus dois principais campeonatos para 2026. O Campeonato Brasileiro começará mais cedo, no dia 28 de janeiro, e se estenderá até dezembro. Já a Copa do Brasil terá sua final disputada em jogo único, além de outras fases que também terão apenas uma partida de ida.

Outra alteração relevante foi a redução de 16 para 11 datas dos campeonatos estaduais, decisão que já havia sido anunciada pela Confederação.

“Quero destacar o empenho e comprometimento de toda a equipe da CBF, que trabalhou intensamente em um assunto tão importante para o futebol brasileiro. Precisamos cortar custos e ajustar o calendário, que já não dava mais para adiar. As mudanças eram urgentes e acredito que foram as melhores escolhas. No futuro, veremos os benefícios dessas mudanças”, afirmou Samir Xaud, presidente da CBF.

O objetivo dessas mudanças no calendário é diminuir o número de jogos para as equipes da Série A, com a redução de seis a oito partidas por time, o que se dará principalmente pela diminuição da carga nos estaduais e na Copa do Brasil.

Além disso, a CBF ampliou a participação de times menores em competições nacionais, criando torneios como a Copa Sul-Sudeste, para aumentar as oportunidades dessas equipes e tornar suas campanhas mais viáveis.

“Hoje anunciamos transformações profundas e necessárias. Cumprimos os compromissos que assumi ao assumir a presidência. O foco está em diminuir a carga de jogos e gerar mais chances para times que, há muito tempo, ficam inativos por meses. Isso é uma questão de justiça esportiva, desenvolvimento sustentável e equilíbrio”, afirmou Xaud.

Essas mudanças foram planejadas considerando as dificuldades do calendário de 2026, que será impactado pela Copa do Mundo nos EUA, México e Canadá, impondo uma pausa de 55 dias para os clubes, incluindo o período de preparação. O novo modelo de calendário se estende até 2029, com as competições também sendo afetadas pela Copa Feminina de 2027, Copa América de 2028 e a Copa do Mundo de Clubes de 2029.

por Agora RN

PUBLICIDADE

PF abre investigação nacional sobre mortes por bebidas adulteradas com metanol em SP

A Polícia Federal abriu nesta terça-feira (30) um inquérito para investigar a origem e a distribuição de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol, substância tóxica que já causou três mortes em São Paulo. A determinação partiu do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, após relatos de intoxicações em diferentes municípios do estado.

Em entrevista, Lewandowski afirmou que, embora os casos estejam concentrados em São Paulo, existem indícios de que a rede de distribuição das bebidas adulteradas pode alcançar outras regiões do país.

Até o momento, duas mortes ocorreram em São Bernardo do Campo e uma na capital paulista. Além disso, 16 casos estão sob investigação, dos quais seis já foram confirmados pelas autoridades de saúde.

O Ministério da Saúde alerta a população para que só consuma bebidas de fabricantes legalizados e que fique atento a sinais de adulteração. Profissionais de saúde foram orientados a notificar imediatamente qualquer suspeita de intoxicação por metanol, mesmo sem diagnóstico confirmado, para agilizar o monitoramento e o controle da situação.

Historicamente, o país registra cerca de 20 casos de intoxicação por metanol por ano. Entre agosto e setembro deste ano, porém, já foram contabilizados 10 casos, incluindo as três mortes recentes, um aumento significativo em curto período.

As investigações da Polícia Federal buscam mapear a cadeia de produção e distribuição das bebidas adulteradas e identificar possíveis envolvimentos do crime organizado.

por Via Certa

PUBLICIDADE

Feriado dos Mártires: Confira o que abre e o que fecha em Natal nesta sexta-feira (3)

O feriado estadual dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, celebrado nesta sexta-feira (3), vai alterar o horário de funcionamento do comércio de rua, shoppings, supermercados e bancos em Natal.

De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal), os shoppings da capital terão horários especiais, enquanto o comércio de rua terá abertura facultativa. Os consumidores são orientados a se programar para evitar imprevistos.

Comércio de rua

  • Alecrim: abertura facultativa, das 8h às 14h;
  • Centro da Cidade: lojas fechadas;

Zona Norte: abertura facultativa, das 8h às 12h.

Shoppings

Midway Mall

  • Alimentação e lazer: 11h às 22h;
  • Demais lojas e quiosques: 12h às 21h;
  • Cinemark: conforme programação;
  • Supermercado Pão de Açúcar: 7h às 22h;
  • Academia: 8h às 14h.

Natal Shopping

  • Alimentação: 11h às 22h;
  • Quiosques de alimentação: 13h às 21h;
  • Âncoras e megalojas: 12h às 21h;
  • Demais lojas e quiosques: 15h às 21h;
  • Academia Bodytech: 8h às 15h;
  • Alpendre: 12h às 23h;
  • Cinema: conforme programação.

Praia Shopping

  • Praça de Alimentação: a partir das 11h;
  • Demais lojas: 14h às 20h;
  • Cinema: conforme programação.

Shopping Cidade Jardim

  • Lojas e quiosques: 14h às 20h;
  • Alimentação: a partir das 12h.

Shopping Via Direta

  • Lojas, boxes e quiosques: 14h às 20h (facultativo);
  • Praça de Alimentação: 12h às 20h (facultativo).

Shopping Cidade Verde

  • Lojas: 15h às 20h;
  • Praça de Alimentação: 12h às 22h;
  • Clínicas: fechadas.

Partage Norte Shopping Natal

  • Carrefour: 7h às 21h;
  • Academia: 8h às 17h;
  • Praça de alimentação e lazer: 11h às 22h;
  • Lojas e quiosques: 15h às 21h (abertura facultativa a partir das 11h);
  • Cinema: conforme programação.

Shopping 10

  • Fechado.

Supermercados

  • Funcionam das 7h às 22h.

Bancos

  • Fechados.

por Via Certa

Pernambuco registra três casos suspeitos de intoxicação por metanol; dois homens morreram e um perdeu a visão

Secretaria Estadual de Saúde informou que os pacientes eram de Lajedo e João Alfredo; casos foram atendidos no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou, nesta terça-feira 30, a notificação de três casos suspeitos de intoxicação por metanol em Pernambuco. Dois homens morreram e um perdeu a visão.

De acordo com a SES, os pacientes eram três homens. Dois eram moradores de Lajedo e um de João Alfredo, municípios do Agreste. Eles foram atendidos no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru. Os nomes das vítimas não foram divulgados.

O hospital informou que o primeiro homem, de 43 anos, foi internado em estado gravíssimo no dia 2 de setembro e morreu no dia 9. O segundo paciente, de 32 anos, também de Lajedo, deu entrada em 4 de setembro e recebeu alta no dia 23, com perda visual. O terceiro caso, de um homem de idade não divulgada natural de João Alfredo, ocorreu na última sexta-feira 26. Ele foi internado em estado grave e morreu nesta terça-feira 30. Os corpos foram encaminhados para o Instituto de Medicina Legal (IML).

Nos últimos dias, casos semelhantes foram registrados em outros estados do país. Em São Paulo, cinco pessoas morreram após a ingestão de bebidas adulteradas com metanol. A substância é altamente tóxica e pode causar cegueira e morte.

Segundo a SES, o hospital notifica a ocorrência e registra as informações clínicas dos pacientes por meio da anamnese, que consiste na avaliação de sintomas pelos profissionais de saúde.

A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) informou que, a partir das notificações, iniciou a preparação de ações de fiscalização em distribuidoras de bebidas alcoólicas. Entre as medidas, estão a intensificação da inspeção em depósitos e pontos de venda, coleta de amostras suspeitas para análise laboratorial, interdição preventiva de lotes e articulação com Procon, Ministério Público e forças de segurança.

A orientação da Apevisa é que os serviços de saúde notifiquem todos os casos suspeitos ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Pernambuco (Cievs).

por Agora RN

Morre aos 38 anos Wilson Carvalho, cinegrafista do Via Certa Natal, vítima de infarto

Profissional atuava no plantão da noite e foi homenageado pelo repórter Victor Águia, colega de equipe

O cinegrafista Wilson Carvalho, de 38 anos, que atuava no Via Certa Natal, morreu na madrugada desta quarta-feira 1º vítima de um infarto.

Wilson trabalhava no plantão da noite e foi lembrado pelo repórter Victor Águia, que publicou uma homenagem nas redes sociais.

“GRANDE HOMEM! Morreu nesta madrugada vítima de um infarto o meu companheiro de reportagens, o meu cinegrafista Wilson Carvalho. Trabalhou o plantão da noite comigo e parecia que o homem não queria encerrar o trabalho hoje, fomos até o final na brincadeira e no companheirismo de sempre. Wilson me ensinou muitas coisas, me ajudou nos momentos em que os amigos mais precisam. Finalizamos o plantão com um aperto de mão e um abraço, quando eu o deixei na porta de casa ele me disse ‘até amanhã meu águia’”, escreveu Victor.

Wilson atuava há anos na cobertura jornalística em Natal e era conhecido pelo trabalho em reportagens de rua.

O apresentador do Via Certa, Hudson Silvestre, publicou um comunicado sobre a morte do cinegrafista.

Confira:

por Agora RN

Isenção do IR “não é favor do Estado, é direito”, diz Motta

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse nesta 4ª feira (1º.out.2025) que a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda “não é um favor do Estado, é o reconhecimento de um direito”. Segundo ele, a medida representa “um avanço na justiça social do país” e permite “mais dinheiro na mesa de quem ganha até R$ 5.000”.

A declaração foi feita em publicação no X (antigo Twitter), horas antes da votação no plenário. O projeto estabelece isenção para quem recebe até R$ 5.000 e aumento da carga tributária para os mais ricos, sobretudo para pessoas que recebem dividendos. A análise está marcada para as 16h.

“Hoje é um dia muito importante, inclui o projeto de isenção de Imposto de Renda na pauta de votação. A matéria sempre foi uma prioridade da minha gestão A isenção do Imposto de Renda não é um favor do Estado, é o reconhecimento de um direito, um avanço na justiça social do país, garantindo mais dinheiro na mesa de quem ganha até R$ 5.000”, escreveu Motta.

O tema foi tratado em almoço na 3ª feira (30.set) entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Hugo Motta, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Na reunião, foi decidido que o texto seria mantido como está.

A oposição, porém, articula para derrubar a forma de compensação proposta pelo Executivo. Deputados do PL devem apresentar emenda para eliminar o mecanismo. Como alternativa, podem propor que a medida só entre em vigor em 2027.

Segundo cálculos do governo, a ampliação da faixa de isenção deve beneficiar mais de 10 milhões de brasileiros — a maioria nas regiões Sudeste e Sul, onde Lula tem menor apoio eleitoral. A aprovação do projeto é vista como trunfo político para a campanha de reeleição do petista em 2026.

Poder 360

Quem são os três ex-funcionários alvos de operação por desvio de 12,5 milhões de pontos de milha do Banco do Brasil

Os três ex-funcionários alvos de operação por desvio de 12,5 milhões de pontos de milhas na unidade do Banco do Brasil de Ponta Negra foram: Emerson Alves Bezerril, Olga Silvana Cardoso Costa e Nilvania Garcia de Azevedo.

Os nomes dos três foram obtidos pelo Blog do Dina em boletim de ocorrência de 2022 quando foram denunciados à Polícia Civil por fatos que descrevem exatamente as fraudes agora divulgadas pela Operação Pouso Forçado.

De acordo com o relato, já na época da denúncia os três já eram ex-servidores do Banco do Brasil. As fraudes teriam sido cometidas entre maio de 2020 e dezembro de 2021.

Pelo descrito na peça, os três ex-funcionários alvos de operação por desvio de 12,5 milhões de pontos de milhas alteraram os valores das contribuições mensais dos planos de previdência próprio e ou de terceiros, para montantes que superavam o limite de crédito estabelecido nos cartões destes, implicando na não efetivação dos débitos, porém gerando, indevidamente, crédito de pontos no Programa de Relacionamento dos cartões de crédito. O prejuízo ao Banco do Brasil foi de R$ 376.100,00. As milhas geradas foram mais de 12 milhões.

Agência de viagens foi criada

Investigação do Blog do Dina detectou que Emerson Alves Bezerril abriu uma agência de viagens em 28 de fevereiro de 2023, a Natal Fly Viagens. Não é possível afirmar, no entanto, se as milhas desviadas no esquema descoberto pela polícia integraram o novo negócio de Bezerril, que deixou o Banco do Brasil em dezembro de 2023.Notícias locais

Emerson Bezerril desativou sua conta do Instagram. Segundo seu LinkdIn, ele é advogado e mantém como principal negócio a agência de viagem.

O Blog do Dina deixou mensagem em dois telefones atribuídos a ele, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

As outras envolvidas

Holga Silvana Cardoso Costa, conforme documentos consultados pela reportagem, passou a ter vínculos com empresas no comércio e de viagens. No contato telefônico que está atribuído a ela, o WhatsApp informa que se trata de uma agência de viagens.

Até a publicação desta reportagem a mensagem deixada pelo Blog do Dina não havia sido recebida.

Já Nilvania Garcia de Azevedo aparece em documentos consultados pela reportagem abrindo CNPJs no próprio nome, em que pese estarem atualmente inativos. Não conseguimos localizá-la para esta reportagem.

O que une os três ex-funcionários alvos de operação por desvio de 12,5 milhões de pontos de milhas

As condutas atribuídas a Emerson Alves Bezerril, Olga Silvana Cardoso Costa e Nilvania Garcia de Azevedo foram enquadradas como peculato, previsto no artigo 312 do Código Penal, que pune o funcionário público que se apropria ou desvia valores em razão do cargo. No caso, segundo o boletim de ocorrência de 2022, eles teriam manipulado contribuições de planos de previdência para gerar, de forma ilícita, créditos em pontos de programas de relacionamento.

A denúncia aponta que os fatos se enquadram no §2º do artigo 312, que trata do peculato culposo, hipótese em que o servidor público, mesmo sem intenção direta, contribui para o desvio. A pena prevista é de detenção de 3 meses a 1 ano, podendo haver extinção ou redução da pena pela reparação do dano.

Além disso, em razão da função que exerciam, aplica-se o artigo 327 do Código Penal, que equipara a funcionário público aqueles que trabalham em entidades da Administração indireta ou empresas contratadas para a execução de serviços públicos, prevendo ainda aumento de pena de até 1/3 para quem ocupa cargo em comissão ou função de direção.

Defesa de Emerson Alves Bezerril

A defesa de Emerson Alves Bezerril, um dos três ex-funcionários do Banco do Brasil investigados pela Operação Pouco Forçado, sustenta que as acusações contra ele partem de uma premissa equivocada. A manifestação se deu em reação à matéria do Blog do Dina que revelou com exclusividade os envolvidos na operação que apura uma suposta fraude contra o Banco do Brasil. Documentos obtidos pelo Blog do Dina mostram que o próprio investigado notificou o banco sobre créditos de pontos superiores ao devido em sua conta e autorizou o estorno imediato, fato que, segundo seus advogados, desmonta a hipótese de dolo.

A seguir, na íntegra, a nota oficial da defesa assinada pelo advogado Durvaldo Varandas:

NOTA À SOCIEDADE, CLIENTES E PARCEIROS

Prezados(as) Senhores(as), Clientes e Parceiros,

Em nome de nosso constituinte, advogado especializado no Direito do Passageiro e empresário do ramo do turismo, venho a público, em respeito à sociedade, clientes e parceiros, afirmar que a investigação em curso parte de premissas equivocadas. Cabe à defesa, no exercício pleno do contraditório e da ampla defesa, demonstrar a verdade dos fatos e refutar, com a devida firmeza e responsabilidade, as alegações infundadas que têm sido veiculadas pela imprensa potiguar e que já estão sendo devidamente enfrentadas junto às autoridades competentes.

Notícias locais

Para a completa compreensão dos fatos, destacamos os seguintes pontos:

  1. Atuação Profissional e Empresarial Inquestionavelmente Íntegra: O nosso constituinte exerce suas atividades profissionais e empresariais de forma pública, legítima e amplamente reconhecida. Sua trajetória — tanto na advocacia quanto no setor turístico — é consolidada por uma conduta de estrita legalidade, ética e transparência, que comprovadamente contribui para sua renda e patrimônio de forma lícita.
  2. Premissa Equivocada da Investigação Policial: A investigação em curso parte de uma interpretação incorreta: a de que as supostas irregularidades teriam sido praticadas pelo nosso constituinte valendo-se de sua condição de funcionário do Banco do Brasil à época dos fatos (2020 a 2021). Ignora-se, por completo, que os fatos decorreram exclusivamente de sua condição de cliente e correntista da referida instituição. O objeto da investigação, portanto, limita-se às suas operações pessoais em um programa de fidelidade bancário, cujas inconsistências decorreram de uma falha sistêmica do próprio Banco do Brasil — falha esta já reconhecida internamente pela instituição financeira — e não de qualquer ato ilícito praticado pelo investigado. O nosso constituinte, como cliente e, portanto, consumidor, sempre agiu dentro da mais absoluta boa-fé ao aderir às ofertas publicamente divulgadas pelo banco.
  3. Boa-Fé e Transparência: Todos os rendimentos e bens do