Receita Federal libera consulta ao 3º lote do IR 2025 nesta quinta 24; 7,2 milhões serão beneficiados

Terceiro lote de restituição do IR 2025 contempla também valores residuais de anos anteriores e prioriza contribuintes com direito legal ou que usaram pré-preenchida com Pix. | Foto: Reprodução

Pagamento será feito no dia 31 de julho; maior parte vai para contribuintes com prioridade, como idosos e usuários de Pix com pré-preenchida

A Receita Federal libera, nesta quinta-feira 24, a partir das 10h, a consulta ao terceiro dos cinco lotes de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2025. Este é o maior lote da história em número de contribuintes e o segundo maior em valor, com cerca de R$ 10 bilhões a serem pagos a 7.213.048 pessoas. O lote também contempla restituições residuais de exercícios anteriores.

Segundo o Fisco, a maior parte do valor será destinada a contribuintes com algum tipo de prioridade legal ou técnica. A distribuição será da seguinte forma:

  • 6.316.894 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram simultaneamente por receber via Pix;
  • 755.978 contribuintes sem prioridade legal;
  • 83.575 pessoas com idade entre 60 e 79 anos;
  • 35.315 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério;
  • 15.988 idosos com 80 anos ou mais;
  • 11.298 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave.

A Receita informou que, embora o uso da declaração pré-preenchida e do Pix não configure prioridade legal, quem combinou os dois procedimentos passou a ter prioridade no recebimento das restituições a partir deste ano.

A consulta poderá ser feita pelo site da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal), clicando na aba “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. O serviço também está disponível no aplicativo da Receita para tablets e smartphones.

Os pagamentos serão feitos no dia 31 de julho, diretamente na conta bancária informada na declaração ou na chave Pix do tipo CPF. Caso o nome do contribuinte não apareça no lote, ele poderá verificar a situação no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Se houver pendências, é possível enviar uma declaração retificadora para tentar ser incluído nos próximos lotes.

por Agora RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar