Remoção de óleo na pista foi concluída; horário de funcionamento será ampliado
O Aeroporto de Santos Dumont foi liberado após cerca de 12 horas, no Rio de Janeiro. Durante a manhã e o período da tarde, o aeroporto ficou fechado para a remoção de óleo que vazou na pista.
Mais de 170 voos foram afetados. Por conta dos atrasos, o horário regular de funcionamento será estendido. O horário normal de operação é das 6h às 23h.
O problema ocorreu ainda na madrugada desta terça-feira (30). Segundo a Infraero, o vazamento de óleo hidráulico na pista ocorreu às 3 horas e teve origem no motor do caminhão “desemborrachador” que estava sendo utilizado em manutenção preventiva da pista.
O caminhão não fazia transporte de combustível e o óleo derramado é do motor do próprio equipamento.
Segundo a Infraero, todos os recursos disponíveis foram utilizados para liberação da pista. “Cabe ressaltar que a composição do pavimento das pistas de pouso e decolagem é específica, sendo a limpeza minuciosa necessária para garantir os níveis de atrito das aeronaves com o solo”, informou em nota.
Transtornos
Em nota à CNN, a Gol informou que registrou 9 voos alternados e 50 cancelamentos ao longo desta terça-feira (30). A companhia reforçou ainda que todas as ações em relação aos voos foram tomadas com foco na Segurança.
A Azul também informou que precisou cancelar seus voos com chegadas e partidas do aeródromo nesta terça-feira (30). Outros voos com chegadas previstas no aeroporto foram alternados para o Aeroporto do Galeão.
Segundo a nota, os clientes impactados estão recebendo a assistência prevista na Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e reacomodados em outros voos da Companhia, incluindo voos extras a partir do Aeroporto Galeão.
A LATAM Airlines Brasil informou que retomou as operações no aeroporto Santos Dumont e oferece assistência aos passageiros afetados pelo fechamento temporário da pista do aeroporto nesta terça-feira (30). Os clientes também estão sendo reacomodados sem custos em outros voos disponíveis, inclusive a partir do aeroporto do Galeão, também na quarta-feira (1°).
por CNN