Seleção Brasileira: Ancelotti convoca 26 jogadores para amistosos na Ásia

Lista tem apenas dois atletas que atuam no Brasil; Brasil joga em Seul em 10 de outubro e em Tóquio no dia 14.

O técnico Carlo Ancelotti anunciou, nesta quarta-feira 1º, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a lista de 26 jogadores convocados para a Seleção Brasileira na Data Fifa de outubro.

O Brasil vai à Ásia para dois amistosos: contra a Coreia do Sul, em Seul, no dia 10, e diante do Japão, em Tóquio, no dia 14. Esta é a terceira convocação de Ancelotti desde que assumiu o comando, no fim de maio.

Após garantir a vaga na Copa do Mundo de 2026, o treinador afirmou que o objetivo é realizar testes para o Mundial, que começa em nove meses.

Devido à distância e ao fuso-horário, Ancelotti priorizou jogadores que atuam no futebol europeu. Apenas Hugo Souza, do Corinthians, e Fabrício Bruno, do Cruzeiro, foram chamados entre os atletas que jogam no Brasil.

O goleiro Alisson, do Liverpool, e o volante Andrey Santos, do Chelsea, não foram convocados porque se recuperam de lesões sofridas em seus clubes.

Lista de convocados

Goleiros

  • Bento (Al-Nassr)
  • Ederson (Fenerbahçe)
  • Hugo Souza (Corinthians)

Defensores

  • Caio Henrique (Monaco)
  • Carlos Augusto (Inter de Milão)
  • Douglas Santos (Zenit)
  • Éder Militão (Real Madrid)
  • Fabrício Bruno (Cruzeiro)
  • Gabriel Magalhães (Arsenal)
  • Lucas Beraldo (Paris Saint-Germain)
  • Vanderson (Monaco)
  • Wesley (Roma)

Meias

  • André (Wolverhampton)
  • Bruno Guimarães (Newcastle)
  • Casemiro (Manchester United)
  • João Gomes (Wolverhampton)
  • Joelinton (Newcastle)
  • Lucas Paquetá (West Ham)

Atacantes

  • Estêvão (Chelsea)
  • Gabriel Martinelli (Arsenal)
  • Igor Jesus (Nottingham Forest)
  • Luiz Henrique (Zenit)
  • Matheus Cunha (Manchester United)
  • Richarlison (Tottenham)
  • Rodrygo (Real Madrid)
  • Vinícius Júnior (Real Madrid)

por agora RN

CBF antecipa Brasileirão para janeiro, cria final única na Copa do Brasil e encurta estaduais

Competições como Copa do Brasil, Estaduais e Brasileirão terão novidades a partir do ano que vem

A CBF implementou mudanças importantes nos seus dois principais campeonatos para 2026. O Campeonato Brasileiro começará mais cedo, no dia 28 de janeiro, e se estenderá até dezembro. Já a Copa do Brasil terá sua final disputada em jogo único, além de outras fases que também terão apenas uma partida de ida.

Outra alteração relevante foi a redução de 16 para 11 datas dos campeonatos estaduais, decisão que já havia sido anunciada pela Confederação.

“Quero destacar o empenho e comprometimento de toda a equipe da CBF, que trabalhou intensamente em um assunto tão importante para o futebol brasileiro. Precisamos cortar custos e ajustar o calendário, que já não dava mais para adiar. As mudanças eram urgentes e acredito que foram as melhores escolhas. No futuro, veremos os benefícios dessas mudanças”, afirmou Samir Xaud, presidente da CBF.

O objetivo dessas mudanças no calendário é diminuir o número de jogos para as equipes da Série A, com a redução de seis a oito partidas por time, o que se dará principalmente pela diminuição da carga nos estaduais e na Copa do Brasil.

Além disso, a CBF ampliou a participação de times menores em competições nacionais, criando torneios como a Copa Sul-Sudeste, para aumentar as oportunidades dessas equipes e tornar suas campanhas mais viáveis.

“Hoje anunciamos transformações profundas e necessárias. Cumprimos os compromissos que assumi ao assumir a presidência. O foco está em diminuir a carga de jogos e gerar mais chances para times que, há muito tempo, ficam inativos por meses. Isso é uma questão de justiça esportiva, desenvolvimento sustentável e equilíbrio”, afirmou Xaud.

Essas mudanças foram planejadas considerando as dificuldades do calendário de 2026, que será impactado pela Copa do Mundo nos EUA, México e Canadá, impondo uma pausa de 55 dias para os clubes, incluindo o período de preparação. O novo modelo de calendário se estende até 2029, com as competições também sendo afetadas pela Copa Feminina de 2027, Copa América de 2028 e a Copa do Mundo de Clubes de 2029.

por Agora RN

PUBLICIDADE

Com gol contra de ex-Palmeiras, Chelsea vence Benfica pela Champions League

Partida marcou reencontro do técnico José Mourinho com o Stamford Bridge

O Chelsea venceu a primeira na Champions League 2025-26, nesta terça-feira (30), ao bater o Benfica por 1 a 0, no estádio Stamford Bridge, em Londres, em partida válida pela segunda rodada.

Os dois times não escalaram brasileiros entre os titulares, mas o gol do jogo foi marcado por um velho conhecido do futebol nacional: o volante Richard Ríos, ex-Palmeiras, marcou contra, ainda no início da partida.

Na segunda etapa, os atacantes Estêvão e João Pedro foram acionados pelo técnico do Chelsea, Enzo Maresca.

A partida marcou ainda um reencontro do técnico José Mourinho, hoje no Benfica, com a torcida do Chelsea no Stamford Bridge.

O português fez história pelo clube, conquistando oito títulos em cinco temporadas.

Situação da tabela e próximos jogos

Com a vitória, o Chelsea chega aos primeiros 3 pontos na fase de liga da Champions League, recuperando-se após perder para o Bayern de Munique na estreia.

O próximo desafio é contra o Ajax, também no Stamford Bridge.

O Benfica, por sua vez, segue sem pontuar no torneio continental, tendo perdido as duas primeiras partidas.

Na próxima rodada, os portugueses visitam o Newcastle na Inglaterra.

A terceira rodada da Champions League será realizada entre 21 e 22 de outubro.

por CNN

PUBLICIDADE

Potiguar Thalita Simplício confirma favoritismo e conquista o tetra mundial nos 400m

A potiguar Thalita Simplício confirmou seu favoritismo e conquistou o tetracampeonato mundial dos 400m T11 (deficiência visual) com o tempo de 59s76. Thalita, que nasceu com glaucoma, já havia vencido a mesma disputa em Kobe 2024, Paris 2023 e Dubai 2019, mas havia sido prata nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Com isso, conseguiu retomar o primeiro posto na prova que é a sua especialidade.

É a nona medalha de Thalita Simplício em Mundiais de atletismo, uma das principais medalhistas do país na história da competição.

“Para quem me acompanha de perto, sabe que não só a medalha, mas o fato de estar aqui já diz muita coisa sobre o meu caráter. Esse ano está bem difícil mentalmente. […] Agora, até 2028, tenho um tempo para colocar a ‘caixinha’ em ordem. Está bem desorganizada. Eu preciso de férias. A medalha vai servir para organizar o que está bagunçado”, analisou Thalita após a vitória.

PUBLICIDADE

Flamengo vence Corinthians e amplia vantagem na liderança; veja resultados do Brasileirão

De virada, o Flamengo venceu o Corinthians por 2 a 1 na Neo Química Arena, em São Paulo, neste domingo (28). Arrascaeta e Luiz Araújo anotaram os gols da vitória rubro-negro fora de casa, enquanto Yuri Alberto fez para o alvinegro. Além do gol, o atacante ficou marcado por desperdiçar um pênalti quando o jogo estava 0 a 0, após uma tentativa frustrada de uma cavadinha diante do goleiro Agustín Rossi.

Com o resultado conquistado em São Paulo, o Flamengo ampliou a vantagem na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro para o segundo colocado, o Cruzeiro, para quatro pontos, que tropeçou na rodada, assim como o Palmeiras, outro concorrente na briga pelo título brasileiro.

O Palmeiras enfrentou o Bahia neste domingo e saiu derrotado por 1 a 0. Com gol de Ademir, o time tricolor chegou aos 40 pontos e se manteve na sexta colocação do Brasileirão. Já o alviverde, permanece na terceira posição com 49 pontos, cinco pontos atrás do líder Flamengo, que atualmente tem 54.

Na estreia do técnico Luis Zubeldía, o Fluminense venceu o Botafogo por 2 a 0 e voltou a vencer o rival no clássico carioca após quatro anos. Com gols de Germán Cano e Lima, o tricolor alcançou a oitava colocação com 34 pontos. Já o alvinegro segue em quinto na tabela de classificação com 40 pontos.

Pela manhã, o Grêmio derrotou o Vitória por 3 a 1 e voltou a vencer na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. André, Aravena e Amuzu marcaram os gols do tricolor e Cantalapiedra descontou para o rubro-negro. O Grêmio subiu para décimo, com 32 pontos, enquanto o Vitória perdeu uma posição e agora é o 18º colocado.

Red Bull Bragantino e Santos empataram em 2 a 2 no Estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista. Pedro Henrique e Lucas Barbosa fizeram para os donos da casa e Barreal e Lautaro Díaz marcaram para os visitantes. O Bragantino permanece em nono na classificação e o Santos caiu para 16º.

São Paulo e Ceará fecham a 25ª rodada do Campeonato Brasileiro nesta segunda-feira (29), às 20h, no Estádio Morumbis, em São Paulo.

Confira os resultados dos jogos de sábado (27):

  • Fortaleza 1 x 0 Sport
  • Vasco 2 x 0 Cruzeiro
  • Juventude 1 x 1 Internacional
  • Atlético-MG 1 x 0 Mirassol

Caio Bonfim é ouro na Marcha Atlética de 20 km e bate recorde de medalhas em Mundiais

Caio Bonfim se tornou o atleta brasileiro com mais medalhas em Campeonatos Mundiais, nesta sexta-feira, ao ganhar o ouro na Marcha Atlética de 20 quilômetros, em Tóquio, no Japão, com o tempo de 1h18min35. O brasiliense, de 34 anos, segundo colocado no ranking mundial, somou o quarto pódio, pois já havia sido bronze em 2017 e 2023, além de conquistar prata na Marcha de 35 km na sexta-feira passada nesta edição.

Caio supera desta forma o lendário velocista Claudinei Quirino, que ganhou três medalhas em Mundiais de Atletismo. E também se junta a Fabiana Murer (salto com vara, em 2011) e Alisson dos Santos (400 metros com barreiras, 2022) como os brasileiros campeões mundiais.

Caio fez uma prova sensacional. Iniciou no segundo bloco e passou no quinto quilômetro em 27º lugar. “Eu sei o que estou fazendo”, disse Caio para a sua mãe e técnica, Gianetti Sena, durante o percurso, segundo a reportagem do SporTV. No oitavo quilômetro, o brasileiro deu o primeiro sprint e chegou ao 11º lugar.

No 13º km, Caio disparou e assumiu a liderança da prova, tendo um japonês e dois chineses ao seu lado. No quilômetro 15, o brasileiro chegou a ocupar o oitavo lugar, dando a impressão de que estaria fora da disputa por medalha.

Sem cometer faltas, Caio viu o japonês Toshikazu Yamanishi, grande favorito, ser punido com dois minutos parado no box e ficar fora da prova quando estava na liderança, por cometer três faltas por ‘flutuação’. Ele terminou em 28º lugar. O brasileiro aumentou o ritmo nos dois quilômetros finais e assumiu a liderança no quilômetro final.

Visivelmente emocionado, Caio manteve o ritmo e venceu a prova com oito segundos de vantagem para o chinês Wang Zhaozhao, com o espanhol Paul McGrath em terceiro.

Caio quebrou o protocolo e foi comemorar com a mãe, após ser erguido no colo por Matheus Corrêa, outro brasileiro na prova, que terminou em 17°. Max Gonçalves dos Santos ficou 42°.

Estadão Conteúdo.

Natália Bonavides aciona Justiça contra PEC da Blindagem

Proposta prevê que deputados e senadores só podem ser processados na Justiça com a autorização da Câmara ou do Senado

A deputada federal Natália Bonavides (PT-RN), junto com outros parlamentares do PT, Psole PSB, entrou com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) solicitando a anulação de toda deliberação derivada da votação da PEC nº 3/2021, chamada ‘PEC da Blindagem’. A parlamentar acionou a Justiça na última quinta-feira 18.

De acordo com a argumentação de Natália, a manobra feita para aprovar a PEC foi uma maneira de modificar a Constituição Federal violando a própria Constituição, portanto ilegal. “Além da PEC da Blindagem proteger criminosos, tentando evitar que uma casta seja investigada, a votação conduzida na Casa representou grave violação à legitimidade do processo legislativo”, reforçou Natália Bonavides.

Ainda segundo a parlamentar potiguar, a Constituição Federal e o Regimento Interno da Câmara dos Deputados foram desrespeitados. Como exemplo, a deputada citou o fato da supressão do prazo de 10 sessões destinado à apresentação de emendas perante a Comissão Especial, que não foi respeitado e retirou o direito dos parlamentares de sugerir mudanças ao conteúdo da proposta.

“É inaceitável que o presidente da Câmara, Hugo Motta, restrinja o exercício legítimo dos mandatos. Agora esperamos que o Supremo Tribunal Federal faça cumprir o respeito à Constituição e impeça que arbitrariedades como essa se torne regra”, afirmou Natália.

Entre outros pontos, a Proposta de Emenda à Constituição prevê que deputados e senadores só podem ser processados na Justiça com a autorização da Câmara ou do Senado. A análise, segundo a proposta, deverá ser feita em votação secreta.

Além disso, a PEC estende o foro privilegiado para presidentes de partidos políticos que têm representação no Congresso. Além disso, a proposta estabelece que parlamentares só poderão ser alvo de medidas cautelares expedidas pelo STF, e não por instâncias inferiores da Justiça.

O presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, Otto Alencar (PSD-BA), afirmou na última quarta-feira ser contrário à PEC e que irá atuar para barrar seu avanço.

“Coloquei minha posição clara, eu sou contra a PEC da Blindagem e vou trabalhar contra ela. No Senado não passa, como Casa revisora”, afirmou o senador a jornalistas no Senado.

‘Quem protegerá a sociedade do próprio Congresso?’, diz CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nesta semana um pronunciamento em que critica a aprovação da chamada PEC da Blindagem pela Câmara dos Deputados e das mudanças na Lei da Ficha Limpa aprovadas recentemente pelo Senado.

Segundo o comunicado — que inclui mensagem do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), ao qual a conferência faz parte, —“a sociedade deve permanecer atenta e vigilante, cobrando de cada representante do seu estado”.

Segundo as entidades, as propostas em análise e já aprovadas no Congresso “ameaçam a transparência e fortalecem a impunidade”.

Em outro trecho do comunicado, elas questionam: “Quem protegerá a sociedade brasileira das incongruências do próprio Congresso Nacional?”.

A conferência menciona que a democracia se fortalece quando a população participa, fiscaliza e cobra responsabilidade de seus representantes.

Os bispos também destacam a importância da ética na política e do papel dos católicos na defesa da transparência e da justiça social.

por Agora RN

Flamengo consegue anular expulsão de Plata após reclamar de arbitragem com a Conmebol

Atacante equatoriano está liberado para atuar no jogo da volta após decisão da Conmebol

O Flamengo conseguiu anular a expulsão de Gonzalo Plata por segundo cartão amarelo recebido durante a vitória por 2 a 1 sobre o Estudiantes, na quinta-feira, pelo jogo de ida das quartas de final da Libertadores. Desta forma, o atacante equatoriano está liberado para atuar na partida de volta, na próxima quinta, em La Plata.

O clube ficou na bronca por conta da atuação do árbitro Andrés Rojas no Maracanã, não apenas pela expulsão, mas por outros lances muito questionados no decorrer do jogo. Em nota oficial, afirmou que recorreria à Conmebol, o que aconteceu na manhã desta sexta-feira. Durante a tarde, o clube confirmou o sucesso no apelo.

Pela manhã, menos de 12 horas do fim da partida, a Conmebol havia se posicionado confirmando a suspensão de Plata para o confronto da volta, na próxima quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Estadio Jorge Luis Hirschi, em La Plata.

O equatoriano recebeu o segundo cartão amarelo ao ser atingido pelo zagueiro Facundo Rodríguez, que chutou a sola do pé do atacante, e ambos caíram no gramado, aos 36 minutos do segundo tempo. Os jogadores do Flamengo reclamaram do cartão vermelho e ainda pediram pênalti em cima do atleta. Em desvantagem numérica, o rubro-negro, que vencia por 2 a 0, sofreu um gol nos acréscimos.

A Conmebol publicou o áudio da cabine do VAR também nesta manhã, e reconheceu que a decisão de Rojas foi equivocada, mas que a equipe de vídeo não poderia interferir.

Assim que o jogo no Maracanã acabou, a revolta dos jogadores, do técnico Filipe Luís e de toda a comissão técnica era gigante. Além da expulsão, a bronca é que o árbitro e o VAR ignoraram um pênalti sobre Samuel Lino ainda na primeira etapa e outro na fase final em toque intencional de mão na bola. Até o gol do Estudiantes o Flamengo considerou irregular.

por Agora RN

Veja as chances de rebaixamento de Santos e Vasco após empates na rodada

Peixe arrancou um ponto contra o Atlético-MG em Belo Horizonte, enquanto o Vasco bobeou em casa com Ceará

Santos e Vasco empataram seus duelos neste domingo (14), pela 23ª rodada do Brasileiro. O Peixe arrancou um ponto contra o Atético-MG na Arena MRV, enquanto o cruzmaltino tropeçou em casa com o Ceará.

Na tabela do Brasileiro, a equipe liderada por Neymar é a primeira fora do Z4, somando 23 pontos na 16ª colocação. O Vasco vem logo na frente, em 15º lugar, com os mesmos 23 pontos.

Segundo o Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), a probabilidade do Santos ser rebaixado é de 33,7%. Na rodada anterior, as chances eram de 34,4%.

Já o Vasco, que tinha 36% de chances de cair para a segundona do Brasileiro, viu esse risco diminuir para 33,2%, apesar do empate em São Januário.

Chances de rebaixamento do Brasileiro

  • Sport – 96,1%
  • Fortaleza – 74,8%
  • Juventude – 50,5%
  • Vitória – 50,3%
  • Santos – 33,7%
  • Vasco – 33,2%
  • Grêmio – 15,8%
  • Atlético-MG – 11,4%
  • Inernacional – 10,4%
  • Ceará – 10,4%
  • Corinthians – 5%
  • Fluminense – 4,4%
  • Red Bull Bragantino – 3,8%
  • São Paulo – 0,10%
  • Botafogo – 0,051%
  • Bahia – 0,007%
  • Mirassol – 0,001%

por CNN

Brasileirão: rodada tem quebra de jejum do Flamengo e golaço de Coutinho

Vitória da equipe carioca em Caxias do Sul e lindo gol de falta do meia do Vasco marcaram a sequência da 23ª rodada neste domingo (14)

Cinco jogos agitaram os gramados de todo o país neste domingo (14), válidos pela 23ª rodada do Brasileirão.

O maior destaque do dia ficou com o Flamengo, que derrotou o Juventude, fora de casa, por 2 a 0. Esta foi a primeira vitória do time carioca no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, nos últimos 28 anos. Giorgian De Arrascaeta e Emerson Royal balançaram as redes.

Na capital paulista, o São Paulo recebeu o Botafogo no Morumbis e venceu a partida por 1 a 0. O gol do triunfo do Tricolor foi marcado pelo argentino Juan Dinenno, seu primeiro em mais de um ano.Play Video

Vasco e Ceará terminaram empatados em 2 a 2, em São Januário. Philippe Coutinho, em bela cobrança de falta, e Carlos Cuesta fizeram do lado dos cariocas, enquanto Antonio Galeano e Pedro Henrique marcaram a favor do Vozão.

Em Belo Horizonte, Santos e Atlético-MG ficaram no empate em 1 a 1, na Arena MRV. Igor Gomes colocou os donos da casa na frente, mas Tiquinho Soares deixou tudo igual, de pênalti, na reta final da partida.

Fechando os jogos deste domingo (14), o Red Bull Bragantino empatou com o Sport em 1 a 1 no Estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista. Eduardo Sasha abriu o placar, de pênalti, para os donos da casa, mas Derik Lacerda igualou o confronto.

O duelo entre Bahia e Cruzeiro, nesta segunda-feira (15), finalizará a 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será realizada na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em Salvador, às 20h (de Brasília).

Partida da 23ª rodada do Brasileirão nesta segunda-feira (15)

  • Bahia x Cruzeiro – 20h – Casa de Apostas Arena Fonte Nova

por CNN