Projeto da Prefeitura integra lazer, mobilidade e preservação ambiental e será implantado em área cedida pelo Exército, ao lado do Parque das Dunas
Natal vai ganhar um novo espaço de lazer e convivência integrado à natureza. Um parque linear será implantado ao longo da Avenida Engenheiro Roberto Freire com o objetivo de ampliar a arborização da cidade, garantir mais segurança para pedestres e ciclistas e estimular a educação ambiental entre a população.
Um parque linear, também conhecido como corredor verde, é um tipo de parque urbano que se desenvolve em áreas alongadas, tendo um comprimento maior do que a largura.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, a nova estrutura vai substituir a atual faixa estreita de calçadas, exposta ao trânsito intenso, à poeira e à poluição da avenida.
“Hoje as pessoas caminham naquele calçadão apertado, recebendo no rosto a poeira e o dióxido de carbono dos veículos. O ciclista divide espaço com carros e ônibus, correndo perigo. Tudo isso vai acabar. Vamos ter um parque linear protegido, isolado da Roberto Freire, que vai proporcionar às pessoas atividades de ciclismo, caminhadas, corridas e outras práticas esportivas”, afirmou.
Thiago explicou que a proposta, além de incentivar o uso de bicicletas e caminhadas com mais conforto e segurança, busca também promover a percepção ambiental entre os natalenses. “Quando as pessoas passam a usufruir de uma área verde bem cuidada, elas sentem na pele o quanto vale a pena preservar. Isso é percepção ambiental. É a forma mais concreta de avançar na educação ambiental”, disse.
O projeto está alinhado ao Plano Diretor de Natal e ao Plano Municipal de Mudanças e Adaptações Climáticas. A nova área verde será incorporada ao Sistema Municipal de Áreas Verdes (Selab) e prevê o aumento da cobertura vegetal no local.
A expectativa é que o parque da Roberto Freire saia da altura da Comjol até o Praia Shopping.
“Vamos preservar as árvores que já existem ali e aumentar a concentração delas, plantando mais árvores. A filosofia do plano diretor é clara: uma cidade para pessoas. Atualmente, aquela área está sem uso, apesar de estar localizada numa região nobre, com grande potencial para promover a percepção e a educação ambiental”, destacou Thiago.
Projeto será discutido com conselho e comunidade
O secretário municipal destacou que todo o projeto será desenvolvido em etapas, com ampla participação da Semurb, do Conselho Gestor do Parque das Dunas e da comunidade técnica. A proposta será debatida desde a fase inicial até a elaboração final dos projetos arquitetônicos e executivos.
“A gente só vai transformar essa área com total diálogo com o conselho do parque. Qualquer mudança no uso do solo, qualquer equipamento que será implantado, tudo será discutido e planejado de forma integrada e com respeito à preservação ambiental”, afirmou.
Ainda não há prazo definido para o início das obras. A licitação só será aberta após a conclusão dos projetos e a aprovação do licenciamento ambiental. “Com o parque, vamos oferecer lazer, esporte, saúde e contato com a natureza, dentro de uma unidade de conservação. É um ganho enorme para a qualidade de vida da população”, concluiu Thiago Mesquita.
O espaço terá aproximadamente 100 mil metros quadrados e será voltado para lazer, educação ambiental, práticas esportivas e preservação ecológica. A área foi oficialmente cedida ao Município pelo Exército Brasileiro, por meio de uma CDRU (Concessão de Direito Real de Uso). O terreno tem cerca de dois quilômetros de extensão por 50 metros de largura e está localizado na margem do Parque das Dunas.
A cessão foi formalizada na última sexta-feira 25, em solenidade realizada no Palácio Felipe Camarão, na Cidade Alta. Na ocasião, o prefeito de Natal, Paulinho Freire (União) afirmou que a nova área representa “uma grande conquista para Natal. Neste espaço, vamos aliar a preservação ambiental e oferecer um ambiente de lazer e entretenimento para as famílias da nossa cidade”.
Representando o Exército, o general de Brigada Alessandro da Silva destacou o benefício coletivo da iniciativa. “Estamos destinando o terreno para a construção de um equipamento público voltado à sociedade. Hoje, formalizamos essa ação com a certeza de que a Prefeitura desenvolverá um excelente trabalho. Acreditamos que o parque impulsionará a qualidade de vida e o turismo da região”, frisou.
por Agora RN