Leoa atacou jovem pelo pescoço, mas não comeu corpo, diz laudo do IML

Causa da morte foi divulgada no último fim de semana pelo Instituto Médico Legal; mordida do pescoço é uma característica da espécie

De acordo com o laudo inicial do IML (Instituto Médico Legal), a morte de Gerson de Melo Machado, de 19 anos, atacado por uma leoa no Parque Zoobotânico Arruda Almeida, ocorreu em decorrência de um choque hemorrágico após o perfuramento de vasos cervicais — que incluem artérias e veias na região do pescoço — provavelmente causado após a mordida do animal.

A causa da morte foi divulgada no último fim de semana. Ainda segundo o órgão, também foi solicitado um exame toxicológico complementar e o corpo passará por um exame de “identificação técnica”.

Ele só ficará disponível aos familiares após o término dos procedimentos legais. De acordo com especialistas, a mordida no pescoço é uma característica da espécie. 

O animal não chegou a se alimentar do jovem em nenhum momento.

Nas redes sociais, a bióloga Marília Maia, responsável pelo cuidado da Leoa, explica que o ataque teria ocorrido por “um comportamento natural da espécie”, que ela não se “alimentou” da vítima e que teria se afastado após o ocorrido.

A história se desenrola no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), onde reside a leoa Leona, um animal de 18 anos nascido e criado no parque • Reprodução/Redes Sociais
O homem veio a óbito em decorrência dos ferimentos provocados pelo animal. • Reprodução/Redes Sociais

Em fotos por pessoas que estavam no local, é possível ver o momento em que o homem desce por uma árvore e é atacado nas pernas e no pescoço pelo animal. A administração municipal confirmou que o jovem invadiu o cercado de forma deliberada após escalar as estruturas de segurança e grades.

O parque foi imediatamente fechado para a remoção do corpo e a apuração dos fatos, que está a cargo da Semam (Secretaria de Meio Ambiente).

por CNN Brasil São Paulo

Homem invade jaula e é morto por leoa em João Pessoa

Vítima subiu estrutura e invadiu recinto no Parque Arruda Câmara neste domingo 30; visitas foram suspensas

Um homem morreu neste domingo 30 depois de ser atacado por uma leoa ao entrar na jaula do Parque Arruda Câmara, conhecido como Bica, em João Pessoa. A informação foi confirmada pelo parque à TV Cabo Branco.
A direção da unidade não explicou como o homem conseguiu acessar o recinto. A Polícia Militar e o Instituto de Polícia Científica da Paraíba (IPC) foram acionados e permanecem no local. De acordo com a TV Cabo Branco, ele tinha transtornos mentais.

O zoológico foi fechado após o ataque e as visitas estão suspensas, sem previsão de reabertura. No momento da invasão, o parque recebia visitantes.

Em nota, a Prefeitura de João Pessoa afirmou que “de maneira rápida e surpreendente”, o homem escalou uma parede de mais de 6 metros, as grades de segurança, acessou uma das árvores e invadiu o recinto da leoa. Também informou que iniciou apuração das circunstâncias do caso, se solidarizou com a família da vítima e disse que o espaço atende às normas técnicas e de segurança.

por Agora RN

PUBLICIDADE

Cidade devastada por tornado tem 2 mil sem luz; 32 seguem internados

Trinta e duas pessoas seguem internadas em hospitais do Paraná, vítimas da passagem de um tornado pelo estado, na última sexta-feira (7). De acordo com boletim da Secretaria estadual de Saúde, divulgado no fim da manhã deste domingo (9), quatro pacientes estão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), “mas nenhum caso grave”.

Ventos de mais de 250 quilômetros por hora atingiram a cidade de 14 mil habitantes, que fica no Centro-Sul paranaense, 400 km ao leste da capital, Curitiba. De acordo com a Defesa Civil, 90% da área urbana de Rio Bonito do Iguaçu sofreram algum estrago na infraestrutura. O fenômeno climático deixou seis mortes, cinco em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava, também no Centro-Sul do estado.

A Secretaria de Saúde atualizou para 835 o número de atendimentos médicos. O socorro aos feridos ficou concentrado na cidade vizinha de Laranjeiras do Sul.

O governo estadual encaminhou para a região um lote de insumos hospitalares, como frascos de soro, ataduras, seringas, agulhas e compressas. O material segue de avião até o aeroporto de Guarapuava, de onde foi transportado em quatro helicópteros até Laranjeiras do Sul.

O Corpo de Bombeiros informou que não há registro de desaparecidos, e as buscas foram encerradas. O trabalho das equipes agora é direcionado à reorganização de serviços essenciais, como abastecimento de água e luz, além de distribuição de alimentos e água potável.

Metade sem luz

A Copel, empresa responsável pela distribuição de energia no Paraná, informou que restabeleceu 49% da rede elétrica de distribuição de energia de Rio Bonito do Iguaçu. No sábado (8), a companhia tinha informado que 3.790 endereços estavam sem luz em Rio Bonito do Iguaçu, o que representava cerca de 75% do total de clientes na cidade.

Quase 2 mil casas e estabelecimentos estão sem energia. A Copel detalhou que já foram religadas estruturas prioritárias de urgência, como o Centro de Comando da Defesa Civil, o posto de saúde e o Centro do Idoso.

O número de postes destruídos passa de 300. “As redes elétricas vão ter que ser construídas do zero em boa parte da cidade”, afirma comunicado da empresa.

Mais de 200 eletricistas, técnicos e projetistas atuam no esforço de emergência.

Em todo o estado, a Copel informa que restabeleceu a rede elétrica em 90% dos endereços que tiveram interrupção. Cerca de 14,9 mil clientes ainda precisam de reparos, sendo a grande maioria no norte paranaense (12,7 mil).

Clientes sem luz podem fazer a notificação pelo telefone 0800 5100 116.

A Copel informou que monitora permanentemente cada um dos endereços de aplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a garantia do fornecimento de energia. Especificamente em Rio Bonito do Iguaçu, a realização do exame foi suspensa.

Municípios atingidos

De acordo com a última atualização da Defesa Civil do Paraná, no começo da manhã deste domingo, 12 municípios foram atingidos pela passagem do tornado: Candói, Cantagalo, Cruzeiro do Iguaçu, Foz do Iguaçu, Guaraniaçu, Guarapuava, Londrina, Matinhos, Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu, Turvo e Umuarama.

Foram afetadas 14.751 pessoas – por exemplo, ficaram sem energia elétrica, água ou comunicações, sendo 11.785 em Rio Bonito do Iguaçu.

O número de desalojados (foram para casa de parentes ou amigos) chega a 1.060, e 28 estão desabrigadas (pessoas em abrigos públicos).

O boletim aponta que 704 casas foram danificadas, sendo 620 em Porto Barreiro. Quinze domicílios foram destruídos, todos em Guarapuava.

Autoridades

O governador do Paraná, Ratinho Junior, decretou estado de calamidade em Rio Bonito do Iguaçu.

O estado de calamidade pública permite o governo local executar gastos emergenciais sem as restrições normais do orçamento, além de facilitar acesso a verbas federais.

O Ministério da Saúde enviou no sábado uma equipe da Força Nacional do SUS para Rio Bonito do Iguaçu. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva utilizou as redes sociais para prestar solidariedade aos atingidos.

por Agência Brasil

Vendaval de 95 km/h derruba estrutura de festa universitária em SP; um homem morre e 40 ficam feridos

Um homem de 47 anos morreu após ser atingido por um galho, enquanto cerca de 40 pessoas ficaram feridas, sendo que três permanecem internadas
Um vendaval com rajadas de aproximadamente 95 km/h derrubou a estrutura metálica da festa universitária “Medland”, realizada no Aeropark Clube de Voo Desportivo, em Regente Feijó, interior de São Paulo, na madrugada deste domingo (2). Um homem de 47 anos morreu após ser atingido por um galho, enquanto cerca de 40 pessoas ficaram feridas, sendo que três permanecem internadas.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil de São Paulo, a vítima sofreu traumatismo craniano. “Ele foi socorrido, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos e faleceu”, informou a instituição em comunicado.

O evento era promovido pela comissão de formatura da Faculdade de Medicina da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e celebrado como “meio de curso”. A comissão publicou nota expressando profundo pesar e consternação pelo trágico ocorrido, destacando que presta apoio às famílias e aos colegas atingidos.

“Nossa prioridade é prestar todo o apoio e solidariedade às famílias e amigos das vítimas, bem como aos colegas que vivenciaram esse momento tão difícil, que abalou profundamente toda a nossa comunidade acadêmica”, afirmou a comissão.

A Unoeste, em nota, declarou solidariedade aos alunos, familiares e demais envolvidos. A universidade reforçou que, embora o evento tenha sido organizado de forma independente, coordenação e professores estão diretamente em contato com os afetados.

PUBLICIDADE

Artistas e DJs que participaram da festa também se manifestaram nas redes sociais. O DJ Luis Missiato afirmou: “Apesar do enorme susto, toda a nossa equipe está bem”, e o cantor Andre Felix publicou: “Neste momento, nossos pensamentos e orações estão voltados a todos os afetados”.

Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de Presidente Prudente e Regente Feijó atuaram no resgate das vítimas, que foram encaminhadas para o Hospital Regional e a Santa Casa de Presidente Prudente.

Defesa Civil alerta para fortes chuvas e ventos no estado entre sexta-feira (31) e domingo (2), devido à passagem de uma frente fria e umidade vinda da Amazônia, com risco de temporais, rajadas de vento, descargas elétricas, alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores.

por Estadão

Atentado contra empresário deixa três pessoas mortas no interior do RN

Um atentado registrado no final da tarde desta última quinta-feira (16), deixou três pessoas mortas em uma loja de veículos no município de São Miguel, na região Alto Oeste do Rio Grande do Norte. 

Segundo a Polícia Militar (PMRN), dois homens em uma motocicleta chegaram ao local e executaram o empresário Isomar Cezário Soares, de 51 anos. Durante a ação, um jovem de 19 anos, identificado como Miquéias Oliveira, que estava no local, também foi atingido pelos disparos e morreu no local. 

Ainda de acordo com informações da PMRN, uma pessoa que estava no local reagiu ao ataque e disparou contra os autores do crime, atingindo um deles fatalmente. O suspeito morto foi identificado como Paulo José Santos Monteiro, de 32 anos.

A Polícia Civil confirmou que um policial militar estava com o empresário no momento do ataque e foi quem revidou os disparos, conseguindo neutralizar um dos criminosos. O outro suspeito conseguiu fugir e ainda não foi identificado. As investigações seguem em andamento por parte da corporação.

por Tribuna do Norte

Tragédia em João Câmara: Menina de 9 anos morre engasgada enquanto se alimentava na comunidade Modelo I

Uma tragédia abalou a comunidade de Modelo I, zona rural de João Câmara, nesta quarta-feira (15). A pequena Eva Andrieile, de apenas 9 anos, faleceu após se engasgar com um pedaço de carne durante uma refeição.

Segundo informações de moradores, a menina chegou a receber ajuda, mas infelizmente não resistiu. O caso comoveu toda a região, especialmente familiares, amigos e professores que conviviam com a criança.

Eva era descrita como uma menina alegre, carinhosa e muito querida por todos. Sua partida repentina deixa um vazio irreparável na comunidade.

A população local manifesta profundo pesar e presta solidariedade à família enlutada neste momento de dor.

Por jcemfocoof

Professor da UFRN é encontrado morto em sala de aula no campus de Caicó

Luiz Gonzaga Vieira Filho lecionava na UFRN desde 1982 e era o professor mais antigo do Centro de Ensino Superior do Seridó.

O professor Luiz Gonzaga Vieira Filho, docente do curso de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi encontrado sem vida dentro de uma sala de aula no campus do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres), em Caicó, na noite da última terça-feira 14. A suspeita inicial é de que ele tenha sido vítima de um mal súbito.

Luiz Gonzaga era bacharel e especialista em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestre pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atuava como professor adjunto IV da UFRN e também exercia a função de coordenador de área do subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), contribuindo diretamente para a formação de futuros professores.

O docente ingressou no Ceres em 1º de abril de 1982 e era o professor mais antigo em atividade no centro. Reconhecido pela dedicação ao ensino e pelo envolvimento com as atividades acadêmicas, Luiz Gonzaga era referência entre colegas e alunos.

Em nota, o Ceres lamentou a morte do professor:

“Com pesar, informamos o falecimento do professor Luis Gonzaga Vieira Filho, do curso de Matemática e Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas (DCEA) do CERES.
O professor Luis trabalhava no CERES desde 01 de abril de 1982. Era o nosso professor decano.
Nossos pêsames aos amigos e familiares e nossa homenagem ao professor Luis Gonzaga.
A Direção do CERES determina luto de três dias no nosso centro e recomenda a suspensão das aulas no dia 15 de outubro de 2025.”

A instituição decretou luto oficial de três dias e suspendeu as aulas nesta quarta-feira 15 em homenagem ao docente.

por Agora RN

Veja quem eram os mortos em explosão de fábrica na Grande Curitiba

Nove funcionários morreram no acidente, que aconteceu na manhã de terça (12), em Quatro Barras. Segundo autoridades, corpos foram fragmentados e identificação deve demorar um mês.

As identidades dos nove funcionários que morreram em uma explosão na fábrica de explosivos Enaex Brasil foram divulgadas pela empresa. O acidente aconteceu na manhã de terça-feira (12), em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Veja lista abaixo.

Segundo a empresa, todos eles trabalhavam na função de operadores. Também no acidente, que tem as causas investigadas, sete pessoas ficaram feridas.

De acordo com o secretário de segurança pública do Paraná, Hudson Teixeira, os trabalhos de identificação dos mortos devem demorar pelo menos 30 dias. As buscas foram retomadas pelos bombeiros nesta quarta-feira (13).

Ainda conforme Hudson, os corpos foram fragmentados por conta da energia da explosão e, por isso, será necessário realizar o comparativo de exame de DNA das vítimas com o material coletado das famílias. O procedimento está sendo feito pela Polícia Científica do Paraná.

“Nós estamos nos esforçando ao máximo, nossos laboratórios estão trabalhando com o material que foi coletado com os familiares. Eu não tenho uma data pontual pra passar, não descarto a hipótese de pedir ajuda a outro estado também para concluir isso o mais rápido possível, mas eu presumo que em menos de um mês nós não conseguimos terminar esses laudos”, disse.

As causas do acidente estão sendo investigadas pela Polícia Civil (PC-PR) e pelo Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR).…

Pitbulls são mortos a tiros após confusão em São Gonçalo do Amarante

Tutor afirma que cães já estavam dentro de casa; policial diz que agiu para proteger a filha

Dois cães da raça pitbull foram mortos a tiros nesta segunda-feira 4 no conjunto Cidade das Rosas, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. O caso envolveu um policial militar, que passeava com a filha e dois cães da família, e o tutor dos pitbulls. As duas partes apresentaram versões diferentes sobre o momento dos disparos.

Segundo relato do policial, por volta das 17h, ele caminhava com os dois cães da família e a filha quando os pitbulls saíram de uma residência com o portão aberto e atacaram um dos animais. O PM disse que tentou separar os cães com o braço e, durante a confusão, a arma que carregava na cintura caiu no chão. Ele afirmou que gritou por socorro e ficou ferido no rosto e no braço.

De acordo com o policial, o tutor dos pitbulls apareceu e os cães retornaram para dentro da casa. O PM relatou que, ao se levantar com a arma na mão, atirou nos animais do portão da residência, por temer que eles atacassem novamente, inclusive a filha dele.

O tutor dos pitbulls também prestou depoimento à polícia. Ele afirmou que estava dentro de casa quando escutou latidos e, ao sair, viu o portão entreaberto. Ele disse que chamou os cães, que retornaram para dentro. Segundo seu relato, após perguntar ao policial se estava tudo bem e se colocar à disposição para arcar com custos veterinários, o PM deixou o local.

Ainda segundo o tutor, alguns minutos depois, o policial retornou armado, entrou na residência e atirou contra os dois cães, que morreram no local.

A Delegacia de Polícia Civil de São Gonçalo do Amarante investiga o caso. Vizinhos devem ser ouvidos e imagens de câmeras de segurança da região serão analisadas.

por Agora RN

Corpo de policial militar de Minas Gerais é encontrado após afogamento na Praia da Pipa

O corpo de um policial militar de Minas Gerais, que se afogou na tarde da última quinta-feira (24) na Praia da Pipa, litoral do Rio Grande do Norte, foi localizado na manhã desta sexta-feira (25).

A vítima, um cabo da Polícia Militar mineira, desapareceu após ser arrastado pela força das ondas enquanto tomava banho de mar ao lado de um colega de farda, um tenente. Este último conseguiu se salvar após ser resgatado por uma equipe do helicóptero Potiguar 2.

As buscas foram iniciadas imediatamente após o incidente, com o apoio do Corpo de Bombeiros, mergulhadores e das aeronaves Potiguar 01 e 02, da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte. O corpo foi encontrado na mesma região onde ocorreu o afogamento.

por Via Certa

Jovem morre após ser baleada por policial penal na RN-064, em Pureza

Uma jovem, identificada como Keulen Viana, conhecida como Kelly, de 22 anos, morreu na madrugada desta quarta-feira (23) após ser atingida por um disparo de arma de fogo na RN-064, estrada que liga os municípios de Pureza e Natal, na Região Metropolitana da capital potiguar. A vítima estava no banco do passageiro de um carro modelo Clio, ao lado da motorista e com três crianças no banco traseiro.

Segundo informações da Polícia Militar e da Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP), um policial penal seguia para o trabalho no presídio quando percebeu a aproximação do veículo ocupado por Kelly, seguido por uma motocicleta. Suspeitando de uma possível tentativa de assalto, o agente deu ordem para que o carro reduzisse a velocidade e, em seguida, efetuou disparos.

Kelly foi atingida na cabeça. Ela chegou a ser socorrida por uma viatura até o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, mas não resistiu aos ferimentos e morreu ao dar entrada na unidade de saúde.

Os veículos envolvidos foram levados para a Delegacia de Plantão da Zona Norte, onde passam por perícia. A arma utilizada pelo policial também foi apreendida.

O servidor foi levado à delegacia, onde está sendo acompanhado por advogados e por representantes do Sindicato dos Policiais Penais do RN, entre eles a presidente da entidade, Vilma Batista. A Polícia Civil informou que o agente poderá ser indiciado por homicídio culposo simples, quando não há intenção de matar.

Em nota, a SEAP confirmou que acompanha o caso, que será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Ceará-Mirim. A pasta informou ainda que aguarda o andamento das apurações conduzidas pela Polícia Civil.

Acompanhe a reportagem:

por Via Certa Natal