O serviço de compartilhamento de patinetes elétricos registrou mais de 12 milhões de viagens em todo o Brasil ao longo de 2025. Desse total, o município de Natal, com operação autorizada e acompanhada pela Prefeitura do Natal, respondeu por cerca de 4% do volume nacional.
Ao todo, foram realizadas 339,2 mil viagens na capital potiguar desde o início da operação local da empresa JET. Os dados foram anunciados nesta terça-feira (13) pela operadora.
Turismo Pipa RN
A empresa atua na cidade desde setembro, em conformidade com as diretrizes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), órgão responsável pelo ordenamento, fiscalização e integração do serviço ao sistema viário urbano.
“Observamos que, nos primeiros dois meses, houve um crescimento expressivo, o que é natural em serviços recém-implantados. Com o tempo, mantém-se uma base constante de usuários, com um público fidelizado”, avalia o assessor da JET, Lincoln Silva. Segundo ele, cresce o número de viagens realizadas por assinantes, especialmente por pessoas que utilizam o modal nos deslocamentos diários para o trabalho.
Atualmente, a frota em Natal conta com 900 patinetes elétricos, distribuídos em cerca de 1.200 pontos de parada previamente definidos, conforme planejamento urbano acompanhado pela STTU. No último mês, foram registrados 9,2 mil usuários ativos, com um total de 83,5 mil condutores cadastrados no aplicativo. Em dezembro, as viagens apresentaram média de 2,1 quilômetros de percurso e duração aproximada de 18 minutos.
Por se tratarem de equipamentos elétricos destinados ao uso individual, os patinetes não podem ser utilizados por menores de idade, em duplas ou para transporte de carga. Entre as principais regras estabelecidas e fiscalizadas pela Secretaria de Mobilidade Urbana está a obrigatoriedade de estacionamento nos pontos indicados no mapa do aplicativo, evitando obstruções ao trânsito de pedestres e demais veículos.


