Campanha de vacinação antirrábica começa nesta sexta (1º) em Natal

Campanha de vacinação antirrábica começa nesta sexta (1º) em Natal — Foto: SMS/Divulgação

Cães e gatos a partir de três meses, inclusive fêmeas gestantes ou em período de amamentação, devem ser vacinados. Haverá vacinação porta a porta e em unidades básicas de saúde.

A campanha de vacinação antirrábica 2025 terá início nesta sexta-feira (1º), em Natal. Devem ser vacinados cães e gatos a partir de três meses, inclusive fêmeas gestantes ou em período de amamentação.

A ação coordenada pelo Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) e pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) continua até o dia 30 de setembro, e tem o objetivo de prevenir a raiva, uma doença infecciosa grave, de letalidade próxima a 100%.

A vacinação em domicílio será realizada de segunda a sábado, das 7h às 13h. As equipes percorrerão inicialmente os bairros com maior risco de transmissão: Pajuçara, Alecrim, Nossa Senhora da Apresentação, Ponta Negra e Felipe Camarão.

Durante todo o período da campanha, haverá atendimento nos seguintes locais:

  • UBS Pajuçara – Rua Maracaí, s/n, Pajuçara.
  • USF Panatis – Rua Milton Servita Brito, 994, Potengi.
  • UBS São João – Av. Romualdo Galvão, 891, Tirol.
  • Policlínica Oeste – Av. Pernambuco, 251, por trás da UPA da Esperança.
  • UBS Satélite – Rua das Carnaúbas, Pitimbu.

A principal forma de transmissão da raiva é o contato com a saliva de animais contaminados, especialmente por mordidas. A infecção também pode ocorrer por arranhões ou contato da saliva com mucosas ou feridas abertas na pele.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça que a vacina é a única forma eficaz de proteção contra a raiva, que não tem cura.

Segundo a SMS, em 2025, dois casos da doença foram confirmados em morcegos nos bairros de Pitimbu e Barro Vermelho. Os morcegos, mesmo os que não se alimentam de sangue, são reconhecidos como importantes transmissores do vírus, o que reforça a necessidade de imunização dos animais domésticos.

A secretaria lembra ainda que a população deve evitar contato com animais que apresentem comportamento agressivo ou suspeito e acionar imediatamente a UVZ por meio do WhatsApp (84) 3232-8235.

Por g1 RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar