Segundo fontes russas, o armamento é capaz de atingir a maior parte da Europa e até mesmo a costa dos EUA
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse na sexta-feira (1º) que o primeiro lote de mísseis balísticos Oreshnik produzidos em massa foi entregue ao Exército.
Esse tipo de armamento foi testado em 2024 e surge em um momento estratégico da ofensiva russa em meio à pressão internacional para o fim da guerra no leste europeu.
Anteriormente, Putin pontuou que o míssil balístico viaja a 10 vezes a velocidade do som e, portanto, não pode ser interceptado. Fontes russas disseram à agência de notícias Reuters que o alcance é de 5 mil quilômetros, permitindo que a Rússia ataque a maior parte da Europa e até mesmo costa oeste dos Estados Unidos.
O líder russo conversava com o presidente bielorrusso Alexander Lukashenko durante uma visita à Ilha de Valaam, próximo de São Petersburgo.
Putin disse que suas forças estavam avançando por toda a linha de frente na Ucrânia, apesar do desejo do Ocidente de interromper a ofensiva. Ele também disse que o exército russo havia tomado o controle da cidade de Chasiv Yar, na região de Donetsk, na Ucrânia, há alguns dias, uma afirmação que Kiev negou anteriormente.
Segundo especialistas militares, além de serem usados pelos russos, os mísseis balísticos também devem ser implantados na Bielorrúsia até o final do ano.
por CNN