Ação é resultado do flagrante realizado em 2 de setembro, quando 356 mil maços foram apreendidos em um galpão em Macaíba
As forças de segurança do Rio Grande do Norte deflagraram, na manhã desta quinta-feira 4, a Operação Retomada II, que mira uma organização criminosa especializada no contrabando e distribuição de cigarros na Grande Natal. A ação é resultado do flagrante realizado em 2 de setembro, quando 356 mil maços foram apreendidos em um galpão em Macaíba, além da prisão de seis pessoas e da apreensão de três veículos.
Na fase de hoje, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e duas medidas restritivas contra investigados. As equipes apreenderam outras 807 caixas de cigarros equivalente 404 mil maços de cigarros ilegais, além de celulares, computadores e documentos fiscais e contábeis. Duas pessoas foram presas em flagrante por contrabando e destruição de provas.
A investigação, iniciada em 2024, busca desarticular o esquema criminoso que movimenta grandes remessas de cigarros contrabandeados no estado. Durante o inquérito, surgiram também provas relacionadas a outros crimes, incluindo a tentativa de homicídio contra policiais civis da DEICOR e servidores da Receita Federal, em setembro do ano passado, no município de Monte Alegre.

A Operação Retomada II é conduzida de forma integrada pela Polícia Federal, Receita Federal e Polícia Civil do RN.
Ação do dia 2 de Setembro
Seis pessoas foram presas em flagrante durante a ação. Além da carga de cigarros, de 358.500 maços, foram apreendidos um caminhão e duas vans, veículos que estavam sendo utilizados no transporte do material ilícito.
Segundo as investigações, o crime organizado no Rio Grande do Norte tem alterado sua forma de atuação, com crescimento expressivo do contrabando de cigarros.
por Agora RN