Ex-presidente afirmou que, se estivesse no cargo, já teria feito acordo com os EUA para evitar o tarifaço
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) responsabilizou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela tarifa de 50% aplicada pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. Segundo Bolsonaro, Lula “provoca o tempo todo” o presidente norte-americano, Donald Trump.
As declarações foram feitas em entrevista ao site Poder360 nesta terça-feira 15. Bolsonaro, que é réu por tentativa de golpe de Estado no Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que, se fosse presidente, o Brasil já teria firmado um acordo com os Estados Unidos “aos moldes da Argentina”, onde 80% dos produtos não são taxados.
“E por que aqui está sendo taxado em 50%? Porque ele (Lula) provoca o tempo todo”, disse Bolsonaro, acrescentando que Lula “chega à infantilidade de dizer que vai levar jabuticaba para Trump comer”, em referência ao vídeo publicado por Lula no domingo 13, no qual ironizou o presidente americano comendo jabuticaba e criticando a briga tarifária.
A guerra tarifária teve início após Trump aplicar a taxação sobre produtos brasileiros, justificando a medida ao afirmar que Bolsonaro é vítima de “caça às bruxas”. Nesta terça-feira, o ex-presidente norte-americano voltou a defender Bolsonaro, classificando-o como “homem bom” que “lutou muito pelo Brasil”. Bolsonaristas continuam pressionando os Poderes para que o ex-presidente seja anistiado.
No cenário judicial, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu nesta segunda-feira 14 a condenação de Bolsonaro e de sete aliados que integram o chamado “núcleo crucial” do plano de golpe de Estado. De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), Bolsonaro liderou as articulações golpistas, e a ruptura democrática só não foi concretizada por conta da “fidelidade” do Exército e da Força Aérea Brasileira.
por Agora RN