Ex-prefeito de Angicos é condenado por desvio

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) obteve a condenação de quatro réus pela prática de ato de improbidade administrativa, em uma decisão resultante da Ação Civil de Improbidade Administrativa (Processo n. 0800454-73.2021.8.20.5111) movida após a deflagração das operações Combustão e Combustão II. As informações são do MPRN.

A Justiça potiguar condenou o ex-prefeito Deusdete Gomes de Barros, a ex-secretária de Saúde Nataly da Cunha Felipe de Souza e os ex-secretários de Transporte e Obras Públicas Francisco Ivan de França Dias e Francisco Alex Sandro da Silva “Bão”. Eles foram responsabilizados por enriquecimento ilícito (art. 9º, XI, da Lei n. 8.429/92).

A investigação apurou o abastecimento indiscriminado de veículos particulares com uso de verba pública da Prefeitura de Angicos durante os anos de 2017 e 2018. A apuração constatou a inexistência de liquidação das despesas, a ausência de indicação dos veículos abastecidos e um gasto excessivo de combustível.


O Juízo da Vara Única de Angicos estabeleceu as sanções de forma individualizada, em atenção aos princípios da proporcionalidade e razoabilidade. A condenação impôs, de forma geral, ressarcimento ao erário (valor a ser provado em liquidação), perda da função pública (ou aposentadoria respectiva) e proibição de contratar com o poder público pelo prazo de 10 anos.


A sentença determinou, ainda, o lançamento dos nomes dos condenados no Cadastro Nacional de Condenados por Ato de Improbidade Administrativa e por Ato que implique Inelegibilidade (CNCIAI) após o trânsito em julgado.

por Tribuna do Norte

Deputado do RN lança recompensa após assassinato de criança

O deputado federal Sargento Gonçalves (PL) usou as redes sociais para lançar um desafio aos agentes de segurança pública que atuam, sobretudo, em São José do Mipibu e na Região Metropolitana de Natal (RMN), para prender os criminosos que atiraram contra o carro de uma família e mataram a criança Cecília Cândido Duarte, 7 anos, durante uma tentativa de assalto na noite de sábado (25).

“Só sabe a dor de perder um filho, um pai e uma mãe que perde”, disse o deputado Gonçalves em vídeo no Instagram, ao lançar uma recompensa financeira para os policiais, militares e civis, ou guardas municipais que localizarem e prenderem os criminosos.

“Eu sei que os ‘senhores’ já trabalham com toda a dedicação, mas eu quero lançar uma boa recompensa para os policiais, a equipe, que prender esses criminosos covardes. Eles receberão a recompensa da nossa parte”, avisou Gonçalves, que não falou em valores, mas completou: “E se decidirem confrontar contra e mandarem esses infelizes para o inferno, ainda terão um boom nessa recompensa”. Para o deputado, sua decisão “não é vingança, mas é para que outras famílias não sofram a dor da família da pequena Cecília”.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte já abriu inquérito para investigar a morte de Cecília Cândido Duarte, atingida por um disparo de arma de fogo na tentativa de assalto ocorrido na estrada que São José de Mipibu a Nísia Floresta, na Grande Natal.

Cecília estava no carro com familiares quando o veículo foi abordado por criminosos. A criança chegou a ser socorrida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São José de Mipibu, mas não resistiu ao ferimento à bala no eito.

Em nota, a Prefeitura de São José do Mipibu lamentou o ocorrido, que consternou a opinião pública: “É com grande tristeza que a Prefeitura de São José de Mipibu recebe a notícia do falecimento da pequena Cecília Cândido. Neste momento de dor, externamos nossa solidariedade e o mais profundo sentimento de pesar aos familiares e amigos, pedindo a Deus que conceda força e consolo a todos”.

Outra morte em circunstâncias semelhantes ocorreu em 6 de julho, no município de Ceará Mirim, também na Grande Natal. A jovem Maria Bruna Pereira Assunção, 27 anos, foi assassinada numa tentativa de assalto, depois que a família não atendeu a ordem de parada dos criminosos.

Maria Bruna voltava de uma festa na comunidade rural de Dom Marcolino em companhia do marido e dos sogros, quando o carro da família foi abordado por criminosos em um trecho esburacado da RN-064, mesma situação em que se encontra a estrada que separam São José do Mipibu e Nísia Floresta, facilitando a abordagem de criminosos.

por Tribuna do Norte