Diante do cenário da morte da jovem Maria Bruna, de 27 anos, após uma tentativa de assalto na comunidade do Riachão, em Ceará-Mirim, o Governo estadual anunciou a criação de um novo Batalhão de Polícia Militar (BPM), atendendo ao pedido dos prefeitos da região, e a previsão é que o batalhão seja criado até março de 2026, conforme revelou o prefeito de Pureza, Ricardo Brito (PL).

Brito disse que Fátima Bezerra garantiu que até semana que vem o decreto sairá e até fevereiro ou março do próximo ano o 17º Batalhão será criado na cidade de Ceará-Mirim. Será utilizado um prédio que já existe com um efetivo maior. Ela também nos disse que até lá, haverá uma modalidade junto ao secretário de Segurança, a questão das diárias operacionais para poder aumentar o efetivo na região”, detalhou.
Conforme anunciado pela governadora Fátima Bezerra (PT) na última terça-feira (8), o novo batalhão será sediado em Ceará-Mirim. Atualmente, a cidade conta com a 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (7ª CIPM), que será transformada no 17º Batalhão da PM (17º BPM).
Com a instalação do 17º BPM na região do Mato Grande, deve-se assegurar um efetivo maior a Pureza, explica Brito. Segundo ele, o município, que atualmente conta com uma viatura da Polícia Militar e poderá expandir esse número para três, sendo duas na zona urbana e uma para a área rural. Paralelamente, a Prefeitura está atuando para melhorar a segurança da cidade, com ações como a instalação de câmeras de videomonitoramento e a criação da Guarda Municipal.
“Foi conversado isso também na região [do Mato Grande] para que nós, pela delegada-geral de Polícia [Ana Cláudia Saraiva], que a gente tenha esse centro de segurança também nos municípios que o Governo vai nos ajudar a nível estadual e também federal, com emendas, para que também tenhamos nosso aparato de segurança em nossas cidades”, destacou.
Em relação às condições das estradas do RN, o gestor se mostrou crítico, em especial quanto às rodovias do Mato Grande. Na segunda etapa do Programa de Restauração de Rodovias Estaduais, anunciada no último dia 3 de julho, a região foi contemplada com a inclusão da RN-064, onde Maria Bruna foi assassinada no último domingo (6). Na avaliação de Ricardo, os buracos existentes na via contribuíram para que a tragédia acontecesse.
“Quem anda pela 064, como eu que trafego todos os dias, sabe que temos um problema seríssimo, que é a questão dos buracos. Isso vem se estendendo há mais de três anos, quase quatro. É uma região muito perigosa. Desde que assumi, já fiz várias críticas ao Governo em relação a essa questão das estradas, mas vamos esperar que saia do papel. Está no edital de resolução das novas estradas, e a 064 foi contemplada. A governadora garantiu que a partir deste ano começa ainda”, disse.
Consórcio do Mato Grande
Ricardo Brito também revelou a formação do Consórcio do Mato Grande, após reunião com 16 prefeitos no início do ano, que está passando por trâmites burocráticos e deve ser regularizado até agosto. A autarquia tem como objetivo “brigar” por políticas públicas, turismo, segurança e melhorias nas estradas. Também será marcada uma assembleia na próxima semana para definir a composição da diretoria.
O presidente será o prefeito de Touros, Pedro Filho (PSD); a vice-presidente será a prefeita de João Câmara, Aize Bezerra (PSDB); e o prefeito de Taipu, Ariosvaldo Júnior (PSD), será o tesoureiro. Ricardo Brito atuará como diretor executivo.
Eleições 2026
Em relação ao cenário para as eleições estaduais de 2026, Ricardo ressaltou que ainda há muitas indefinições quanto às candidaturas, principalmente ao Governo do Estado, mas afirmou que votará no senador Rogério Marinho (PL), caso ele confirme sua candidatura ao Executivo Estadual. Para o Senado Federal, Brito declarou apoio à reeleição de Styvenson Valentim (PSDB) e, para o segundo voto, revelou que há conversas com a senadora Zenaide Maia (PSD). Ele também afirmou que votará em Robinson Faria (PP) e em Kleber Rodrigues (PSDB) para os cargos de deputado federal e deputado estadual, respectivamente.
Por TN