CURSO DE FORMAÇÃO: Prevenção e combate a incêndio

Os novos Guardas Municipais de Ceará-Mirim participaram, de mais uma etapa do curso de formação, disciplina Prevenção e Combate a Incêndio, ministrada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), em parceria com a Defesa Civil Municipal.

Durante o treinamento, os participantes receberam instruções teóricas e práticas sobre técnicas de prevenção, utilização correta de equipamentos, identificação de riscos e procedimentos seguros a serem adotados em situações de emergência. A atividade reforça a importância da preparação constante para garantir respostas rápidas e eficazes quando necessário.

A capacitação integra o curso de formação dos novos agentes e fortalece a missão da Guarda Municipal de proteger vidas, preservar o patrimônio público e servir com excelência à população de Ceará-Mirim.

Governo ameaça ir ao STF se avançar aposentadoria especial para agentes de saúde

O ministro interino da Fazenda, Dario Durigan, afirmou nesta segunda-feira (24) que o governo Lula pode recorrer ao STF caso avance no Congresso o projeto de lei complementar 185/2024, que cria aposentadoria especial para agentes comunitários de saúde e de combate a endemias. A proposta, pautada por Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), deve ser votada no Senado nesta terça-feira (25).

Durigan disse que a aprovação do texto obrigaria o governo a vetá-lo — e, caso o veto fosse derrubado, não restaria alternativa senão judicializar o tema. Segundo ele, a proposta não apresenta fonte de compensação para o aumento de despesas, requisito previsto na legislação.

Dados do Ministério da Previdência aos quais o Poder360 teve acesso estimam impacto de R$ 24,72 bilhões em dez anos, afetando tanto o RGPS, administrado pelo INSS, quanto o RPPS, destinado a servidores públicos concursados. O ministro interino evitou confirmar números, afirmando ter solicitado detalhamento à pasta.

Durigan fez um apelo público para que os parlamentares não aprovem o projeto. “Esse texto tem um impacto muito grande para os cofres públicos. É muito ruim do ponto de vista fiscal e não deveria avançar”, declarou. Ele lembrou que o governo já acionou o STF em outras ocasiões em que o Congresso aprovou medidas sem indicar fonte de receita.

Apesar das críticas, o ministro também buscou amenizar o tom e elogiou o papel do Legislativo na agenda econômica. “Todo resultado positivo da economia deve ser compartilhado com o Congresso, que ajudou muito no avanço das pautas”, afirmou.

Por Poder 360

PUBLICIDADE

Polícia Federal no RN apreende comprimidos de droga sintética em ação com os Correios

A Polícia Federal apreendeu, na manhã da última quarta-feira (19/11), cerca de 1.000 comprimidos de substância entorpecente sintética no centro de triagem dos Correios, em ação conjunta com a equipe de segurança postal e com o apoio de cães detectores.

A substância estava oculta dentro de uma caixa de papelão preenchida com espuma expansiva, embalada em camadas de papel carbono, plásticos e fitas adesivas. A encomenda havia sido postada no Rio de Janeiro/RJ e tinha como destino a cidade de Natal/RN.

O material foi identificado durante procedimento de fiscalização e levantou indícios de tráfico de drogas sintéticas.

Todo o conteúdo apreendido foi encaminhado à Polícia Federal para os procedimentos legais e realização de perícia oficial.

Fonte: PF

PUBLICIDADE

Sesap lança plataforma para reforçar ações de segurança do paciente

Para fortalecer as ações de segurança do paciente nas unidades hospitalares do estado a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) lançou, na última quarta-feira (19), o Sistema de Informação da Qualidade (SISQUALI).

A ferramenta, desenvolvida pela Unidade de Gestão de Tecnologia e Sistema de Informação e Comunicação (UGTSIC) em parceria com o Núcleo Estadual de Gestão e Estratégia em Segurança do Paciente (NEGESP/RN) e a Subcoordenadoria de Atenção Hospitalar (SUAH), representa um avanço crucial na modernização da gestão da qualidade assistencial.

O SISQUALI permitirá o monitoramento sistemático de indicadores de qualidade e segurança; padronização de processos em toda a rede e ampliação da efetividade das ações em saúde.

O evento, que reuniu cerca de 150 pessoas no Hotel Praiamar Arena, contou com a participação da Coordenadora da Câmara Técnica de Qualidade e Segurança do Paciente do CONASS, Carla Ulhoa.

A implementação do SISQUALI está totalmente alinhada às diretrizes do Programa SUS Digital, promovido pelo Ministério da Saúde, e à estratégia estadual de transformação digital que visa qualificar o cuidado, otimizar recursos e melhorar a experiência dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)

Inicialmente, o SISQUALI será implantado em todos os hospitais da rede Sesap. Em um segundo momento, a solução será estendida para a rede privada, filantrópica, hospitais EBSERH, unidades das Forças Armadas e rede municipal, garantindo uma cobertura abrangente em todo o estado.

Fonte: Sesap RN

PUBLICIDADE

PÉ-DE-MEIA: CAIXA paga nova parcela nesta terça-feira (25)

A CAIXA paga, nesta terça-feira, 25 de novembro, nova parcela do Programa Pé-de-Meia para os estudantes do Ensino Médio Regular e Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos, a EJA, nascidos nos meses de março e abril.

O incentivo será creditado em conta Poupança CAIXA Tem e os valores podem ser movimentados pelo App CAIXA Tem.  

O estudante pode fazer transferências, PIX e pagar contas, direto no aplicativo.

Além disso, o estudante também pode movimentar os valores com o cartão do programa, fazendo compras e pagamentos. 

O Programa Pé-de-Meia apoia a permanência e a conclusão escolar dos estudantes matriculados no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos da rede pública. 

Para mais informações sobre os pagamentos do Pé-de-Meia, acesse: www.caixa.gov.br. 

Por Brasil 61

Polícia Militar localiza moto roubada há 15 anos durante patrulhamento de rotina

Na manhã deste domingo (23/11/2025), por volta das 10h, a viatura B13-15 de Cerro Corá realizava patrulhamento quando recebeu uma denúncia anônima informando sobre um veículo que estaria estacionado em via pública desde o dia anterior, em atitude suspeita.

A guarnição se deslocou ao local e realizou uma verificação primária, constatando no sistema apenas a existência de alienação fiduciária. Contudo, diante da situação atípica, foi feita uma pesquisa mais aprofundada para identificar a procedência do automóvel.

Durante o levantamento, a equipe conseguiu contato com a proprietária, uma senhora que confirmou que o veículo estava registrado em seu nome e relatou ter sido vítima de roubo há 15 anos.

Segundo ela, na época foi confeccionado um boletim de ocorrência em papel físico na delegacia, o qual já não possuía mais. A proprietária afirmou ainda que fará um novo boletim de ocorrência digital, pois já não tinha esperança de recuperar o veículo.

Como nenhum condutor ou responsável compareceu ao local, o veículo foi recolhido ao Destacamento da Polícia Militar de Cerro Corá, onde permanecerá até ser apresentado à Delegacia local no próximo dia útil para os trâmites legais.

Com informações do 13bpmrn

Ala do governo sugere que Jorge Messias ajuste articulação para conseguir vaga no STF

Integrantes influentes do governo Lula avaliam que o advogado-geral da União, Jorge Messias, precisa recalibrar sua estratégia para superar resistências no Senado e garantir a aprovação para o Supremo Tribunal Federal. A orientação, discutida nos bastidores, é que ele reduza o foco em entidades jurídicas e líderes evangélicos e concentre seus esforços diretamente nos senadores que ainda se opõem ao seu nome.

A informação é do Igor Gadelha, do Metrópoles. Segundo interlocutores do governo no Legislativo, Messias foi aconselhado a buscar aproximação com lideranças estratégicas da Casa, capazes de influenciar votos e abrir caminho para sua aprovação. A aposta é que um diálogo mais direto e político com os parlamentares pode ser decisivo para reverter parte das resistências.

Durante essas conversas, o indicado de Lula também foi orientado a apresentar alternativas para temas sensíveis ao Senado, especialmente questões ligadas às emendas parlamentares — um dos principais pontos de incômodo entre congressistas. A expectativa é que um gesto claro de diálogo ajude Messias a construir a base mínima necessária para assumir a vaga no STF.

Por Metrópoles

Motta mantém ponte com Lula apesar de rompimento com líder do PT na Câmara

A tensão entre o presidente da Câmara, Hugo Motta, e o líder do PT na Casa, Lindbergh Farias, não se estendeu ao Palácio do Planalto. Apesar do corte de diálogo com o petista, Motta afirmou a aliados que sabe separar sua relação com Lindbergh da que mantém com o presidente Lula, garantindo que a interlocução institucional segue preservada. Como prova disso, citou o bom trânsito que mantém com o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT).

A informação é da coluna do Paulo Cappelli, do Metrópoles. Do lado do Planalto, a avaliação também é de que não há interesse em criar um desgaste com Motta. Com o ano eleitoral se aproximando, Lula considera pouco estratégico entrar em confronto com o presidente da Câmara, responsável por organizar a pauta legislativa e influenciar diretamente o ritmo das votações.

A crise foi desencadeada após Lindbergh criticar duramente a atuação de Motta na condução da votação do projeto de lei Antifacção. Em entrevista recente, o líder petista classificou o processo como uma “lambança” e acusou o presidente da Câmara de agir errado “do começo ao fim”.

Segundo Lindbergh, a escolha do relator — Guilherme Derrite (PP) — exemplifica o problema. Ele afirmou que, embora o governo não exigisse um relator petista, era fundamental designar alguém neutro, com capacidade de diálogo, o que, para ele, não ocorreu.

Por Metrópoles