Celulares furtados no Carnaval de Caicó são recuperados em operação no Ceará

Cerca de 22 celulares que haviam sido roubados durante o Carnaval de Caicó deste ano foram recuperados em operação policial no Ceará. A ação policial de recuperação ocorreu nesta quinta-feira (17) quando mais uma fase da “Operação Return” foi deflagrada, voltada à recuperação de aparelhos celulares furtados e roubados na região.

Segundo a Polícia Civil, os celulares estavam sendo utilizados por pessoas residentes no estado cearense. Os aparelhos recuperados são avaliados em aproximadamente R$ 50 mil. As autoridades, em breve, vão restituir aos seus respectivos proprietários.

As apurações da Polícia Civil apontam indícios de que os crimes tenham sido praticados por um grupo criminoso oriundo do Ceará, que teria atuado especificamente na região durante os festejos. As investigações seguem em andamento, com o objetivo de identificar todos os envolvidos.

A Polícia Civil orientou, ainda, que vítimas de furto ou roubo de celular adotem imediatamente as seguintes medidas: entrar em contato com instituições bancárias para trocar senhas associadas ao aparelho, registrar o boletim de ocorrência, presencialmente ou pela Delegacia Virtual (https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br), e informar, sempre que possível, o número do IMEI do celular subtraído – dado que pode ser encontrado na caixa do aparelho, na nota fiscal ou digitando *#06# no próprio dispositivo.

por Redação Tribuna do Norte

Homem é preso em Natal por crime de extorsão contra o prefeito de Pureza

Policiais civis da 22ª Delegacia de Polícia Civil de Ceará-Mirim prenderam em flagrante, no início da noite dessa quarta-feira (16), um homem de 33 anos pela prática do crime de extorsão. A vítima era o prefeito do município de Pureza, Ricardo Brito. Já o suspeito foi encontrado em Natal.

O prefeito procurou a delegacia para relatar que estava sendo extorquido por meio de mensagens enviadas via aplicativo de conversas. De acordo com o relato, o suspeito exigia o pagamento mensal de R$ 800 para cessar a publicação de conteúdos ofensivos e depreciativos contra a gestão municipal em redes sociais.

Há cerca de uma semana, o prefeito já havia registrado outro boletim de ocorrência contra o mesmo homem, que, na ocasião, também o ameaçou de morte.

Com base nas informações repassadas, a equipe policial iniciou diligências e conseguiu localizar o suspeito na cidade de Natal. Durante a abordagem, ele confessou a prática criminosa e autorizou o acesso ao conteúdo do seu aparelho celular, onde foram encontradas provas que confirmam o delito.

O homem foi autuado em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia para a formalização dos procedimentos legais. Em seguida, foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

por Redação Tribuna do Norte

Trump é diagnosticado com doença venosa crônica após exame médico

Casa Branca informou que não há trombose venosa profunda nem doença arterial; hematomas nas mãos foram atribuídos a apertos de mão e uso de aspirina.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi diagnosticado com insuficiência venosa crônica após realizar um exame médico por causa de inchaço nas pernas. A informação foi divulgada nesta quinta-feira 17 pela Casa Branca.

De acordo com a porta-voz Karoline Leavitt, citando o médico presidencial, Trump, de 79 anos, apresenta uma condição benigna e comum, caracterizada por veias danificadas que não mantêm o fluxo sanguíneo adequado nas pernas. Ela afirmou que não foi detectada trombose venosa profunda nem doença arterial.

Sobre as imagens recentes que mostram hematomas nas mãos do presidente, Leavitt explicou que eles são consequência de “uma leve irritação dos tecidos moles causada pelos frequentes apertos de mão e pelo uso de aspirina”, medicação que Trump utiliza como “prevenção cardiovascular”.

por Agora RN

PUBLICIDADE

Casa Branca rebate Lula e diz que Trump ‘não está tentando ser o imperador do mundo’

Porta-voz americana fez críticas ao Brasil em áreas como meio ambiente e propriedade intelectual e citou investigação contra o país. Fala responde entrevista de Lula à imprensa americana.

A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou nesta quinta-feira (17) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “não está tentando ser o imperador do mundo”. A declaração foi uma resposta a uma fala do presidente Lula (PT) divulgada pela imprensa americana mais cedo.

Em entrevista à jornalista Christiane Amanpour, da CNN Internacional, Lula afirmou que não quer ser refém dos Estados Unidos e que busca liberdade para o comércio internacional. O presidente disse ainda que Trump não foi eleito para ser “imperador do mundo”.

Leavitt foi questionada sobre a declaração de Lula durante uma coletiva de imprensa com jornalistas na Casa Branca. A porta-voz afirmou que Trump é um líder forte e com influência global.

“O presidente certamente não está tentando ser o imperador do mundo. Ele é um presidente forte dos Estados Unidos da América e também é o líder do mundo livre. E vimos uma grande mudança em todo o globo por causa da liderança firme deste presidente”, disse Leavitt.

Ainda sobre o Brasil, a porta-voz comentou a carta enviada por Trump a Lula com o anúncio de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros importados pelos EUA. Ela também mencionou a investigação comercial em andamento contra o país em um órgão do governo norte-americano.

Segundo Leavitt, as regulações digitais do Brasil e a “fraca proteção à propriedade intelectual” prejudicam empresas americanas de tecnologia e inovação.

“Além disso, a tolerância do país com o desmatamento ilegal e outras práticas ambientais coloca os produtores, fabricantes, agricultores e pecuaristas americanos — que seguem padrões ambientais melhores — em desvantagem competitiva”, disse.

Leavitt disse ainda que as medidas adotadas por Trump são voltadas ao interesse do povo americano.por

por g1

Secretário de Esporte de Natal é hospitalizado com suspeita de infarto

Segundo o comunicado oficial enviado pela assessoria de comunicação do secretário, ele permanece consciente e em observação médica

O Secretário Municipal de Esporte e Lazer de Natal e vereador licenciado, Hermes Câmara (PSDB), foi internado na madrugada desta quinta-feira 17 com sintomas compatíveis com infarto.

Segundo o comunicado oficial enviado pela assessoria de comunicação do secretário, ele permanece consciente e em observação médica, com quadro de saúde estável.

Ele recebeu atendimento emergencial e será submetido a cateterismo e angioplastia ainda nesta quinta-feira, procedimentos de rotina para casos cardíacos.

Confira nota enviada pela assessoria de comunicação do secretário:

A assessoria de comunicação informa que o vereador licenciado e atual Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Hermes Câmara, foi internado na madrugada desta quinta-feira (17), após sentir-se mal. O quadro inicial foi compatível com infarto, o que motivou a busca imediata por atendimento médico.

O secretário está consciente, orientado e em observação, apresentando um quadro de saúde estável. A equipe médica optou pela realização de cateterismo e angioplastia, procedimentos previstos ainda para esta quinta-feira, como parte do protocolo de cuidados cardiovasculares.

Agradecemos a atenção dada pela gestão municipal, através do prefeito Paulinho Freire e sua equipe, familiares, amigos e apoiadores.

A família agradece as manifestações de carinho.

por Agora RN

Sargento da PM é baleado durante tentativa de assalto em Parnamirim

O policial foi levado ao Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim, onde recebeu atendimento médico e foi liberado

Um sargento da Polícia Militar do Rio Grande do Norte foi baleado durante uma tentativa de assalto na noite desta quarta-feira 16, no bairro Cohabinal, em Parnamirim, região Metropolitana de Natal. O crime ocorreu por volta das 17h30, na Avenida Presidente Castelo Branco, nas proximidades de uma academia de jiu-jitsu.

De acordo com a Polícia Militar, um homem que dirigia um veículo Duster de cor prata se aproximou do policial e ordenou que ele entrasse no carro. O sargento correu em busca de abrigo, momento em que foi atingido de raspão por um disparo de arma de fogo na coxa.

O policial foi levado ao Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim, onde recebeu atendimento médico e foi liberado. Segundo informações repassadas à PM, o sargento passa bem e não corre risco de morte. A polícia não informou se houve prisão de suspeitos.

por Agora RN

Paulinho veta projeto que zerava IPTU para imóveis atingidos por transbordamento de lagoas e enchentes em Natal

Na justificativa do veto, o prefeito alegou que a proposta contém vícios de inconstitucionalidade material e formal

O prefeito de Natal, Paulinho Freire (União), vetou integralmente o Projeto de Lei nº 029/2024, que concederia isenção de IPTU a imóveis atingidos por enchentes e alagamentos causados pelas chuvas e por inundações provocadas pelo transbordamento de lagoas de captação.

De autoria da vereadora licenciada Nina Souza (União), atual secretária municipal de Assistência Social, o projeto foi aprovado pela Câmara Municipal de forma definitiva no último dia 25 de junho.

Pelo texto, deveriam ficar isentos de IPTU imóveis que “tenham sofrido danos físicos nas suas instalações elétricas ou hidráulicas” causadas pela invasão das águas de chuva ou do transbordamento de lagoas de captação. Também seria preciso comprovar a propriedade do imóvel e só poderão ter acesso ao benefício donos com renda de até dois salários mínimos.

Quando apresentou o projeto, a então vereadora Nina Souza registrou que a isenção do IPTU representa “uma medida de apoio aos proprietários de imóveis que enfrentaram situações de inundação devido às fortes chuvas na cidade”.

Com a decisão de Paulinho Freire, a Câmara Municipal agora terá de analisar se mantém ou derruba o veto do prefeito. Para isso, são necessários ao menos 15 votos contrários ao veto entre os 29 vereadores.

Por que Paulinho vetou o projeto?

Na justificativa do veto, o prefeito alegou que a proposta é inconstitucional. Entre os principais argumentos, estão a violação do princípio da isonomia tributária, a ausência de estudo de impacto orçamentário e a interferência indevida do Legislativo nas competências do Executivo — como a designação de servidores e fixação de prazos para regulamentação da norma.

Segundo o Executivo, a criação de benefícios fiscais com base em critérios geográficos específicos — neste caso, imóveis situados próximos a lagoas de captação — exclui outras regiões igualmente vulneráveis, ferindo o princípio da igualdade tributária. Além disso, a medida não apresentou estimativa de impacto financeiro, exigência legal prevista pela Emenda Constitucional 95/2016 e pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

O veto também aponta vício de iniciativa, já que o projeto obriga a Prefeitura a designar um fiscal para elaborar relatórios técnicos e impõe prazo para regulamentação, o que, segundo a mensagem, invade atribuições exclusivas do Executivo e compromete a separação entre os poderes.

A proposta vetada tem origem em uma demanda antiga de comunidades que convivem com enchentes recorrentes em bairros como o loteamento José Sarney, na Zona Norte.

por Agora RN

MP pede reabertura de investigação contra o prefeito de Mossoró por abuso de poder político, econômico e midiático

Se desembargadores do TRE-RN reabrirem apuração e entenderem que Allyson Bezerra (União Brasil) é culpado, poderão determinar cassação do mandato.

A Procuradoria Regional Eleitoral pediu à Justiça a anulação de uma sentença que encerrou um processo de investigação por abuso de poder político, econômico e midiático contra o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil).

Com esse pedido, o processo vai a julgamento no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte. A Corte vai julgar se anula a sentença do juiz da primeira instância e reabre o processo de investigação contra o prefeito, ou se mantém a decisão do magistrado.

Se o processo for reaberto e os desembargadores entenderem que há provas suficientes contra o prefeito, ele poderá ser cassado.

Segundo a Procuradoria Regional Eleitoral, o juiz da primeira instância teria acolhido provas da defesa de Allyson sem dar direito à acusação de contestá-las.

A suspeita é de que o prefeito teria usado a estrutura da administração municipal para promover a própria imagem, inclusive nas redes sociais, e obter benefícios políticos com isso, o que configuraria abuso de poder político, econômico e midiático.

Em nota, a defesa do prefeito disse que confia na Justiça e que acredita na manutenção da decisão da primeira instância, que decidiu pela improcedência das ações eleitorais propostas.

O julgamento ainda não tem data para acontecer.

por g1RN

Detran-RN anuncia isenção da taxa de renovação da CNH para condutores com 65 anos ou mais

Medida é válida a partir desta quinta-feira (17) e vai beneficiar mais de 139 mil pessoas no estado.

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte anunciou que condutores com 65 anos ou mais serão isentos do pagamento da taxa de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a partir desta quinta-feira (17).

No estado, a taxa cobrada é de R$ 177 para condutores sem atividade remunerada. Para os habilitados para atividade remunerada, o valor é de R$ 262.

A medida vai valer para os habilitados em todas as categorias a partir dos 65 anos. Segundo o Detran, cerca de 139.518 motoristas e pilotos serão beneficiados pela medida no estado, representando mais de 13% do total de habilitados no estado. Mais de 2,4 mil são condutores com atividade remunerada.

O órgão estima que investirá aproximadamente R$ 24 milhões a cada 5 anos, em repasses às clínicas médicas e psicológicas credenciadas para realizar os exames oftalmológicos e psicotestes dos beneficiados com a isenção.

Segundo o chefe de Gabinete do Detran/RN, Osmar Paiva Filho, todas às taxas de renovação para a CNH estão isentas de pagamento, com exceção da taxa dos Correios, no valor de R$ 12. No entanto, o usuário pode optar por pagar a taxa e receber a CNH em casa, ou não pagar a taxa e ir ao Detran pegar o documento.

“É importante destacar que o processo de renovação da CNH para os condutores beneficiados segue o mesmo procedimento dos demais motoristas do estado. A diferença é que, para esse grupo, não há cobrança de taxas. A renovação é realizada por meio do Portal de Serviços do Detran, com os passos habituais, sendo concluída nas clínicas credenciadas”, explicou.

Como renovar a CNH

Para renovar a CNH, o condutor deve acessar o Portal de Serviços do Detran (aqui) e fazer login

Em seguida, o usuário deve clicar em Habilitação, Renovação CNH, Iniciar Processo de Renovação, “+ Renovação CNH”.

O usuário deve preencher as informações solicitadas para ser direcionado a uma clínica médica credenciada, onde realizará os exames exigidos e a coleta de dados.

Após essa etapa, o condutor poderá emitir o certificado de isenção, que deve ser apresentado, se necessário, no momento da renovação.

Para motoristas com atividade remunerada, além do exame oftalmológico, é obrigatório o exame de aptidão psicológica.

Prazo de renovação

A renovação da CNH para condutores beneficiados isentos das taxas ocorre a cada cinco anos para aqueles entre 65 e 69 anos, e a cada três anos para os motoristas com 70 anos ou mais.

por g1RN